Enem 2023

Por Luiza Tenente, g1


Margot Robbie e Ryan Gosling estrelam filme da Barbie — Foto: Reprodução

Calma, não vamos sugerir que você comece a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com um "Hi, Barbie!", até porque o gênero textual exigido na prova é dissertação, e não carta. Nesta reportagem, o g1 vai mostrar como é possível citar a boneca (ou o filme dela) na argumentação, para defender sua tese, impressionar os corretores e garantir pontos na competência número 2:

✏️ "[O aluno ganha 200 pontos quando] desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo", diz o Inep.

Ou seja, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em um dos 5 critérios de correção da redação, deixa claro que o candidato deve mencionar autores, filmes, séries ou livros, por exemplo, que dialoguem com o tema proposto.

Abaixo, professores de redação e uma aluna nota mil no Enem 2020 dão exemplos de como escrever sobre a Barbie caso, na edição deste ano, os assuntos cobrados sejam:

  • Transtornos alimentares em adolescentes no Brasil
  • A cultura patriarcal em questão no Brasil
  • Pessoas com deficiência e inclusão social: um desafio nacional
  • Empoderamento feminino e sororidade no Brasil do século XXI
  • O uso de tecnologias em produções artísticas na atualidade

Não é para ninguém memorizar exatamente o que os docentes redigiram, claro — a ideia é inspirar os alunos e ajudá-los nos estudos. Tudo para que, quando o boletim de desempenho chegar, o mundo fique mais cor-de-rosa.🌸

📝Tema: 'Transtornos alimentares em adolescentes no Brasil'

  • Exemplo de citação de Marina Rocha, professora da Colégio AZ:

"Criada em 1959, a boneca Barbie concretizou por muitos anos o ideal de beleza da sociedade: uma mulher de corpo magro. Apesar dos esforços da empresa Mattel para modificar essa relação e promover a diversidade, essa mensagem ainda é disseminada por diversos outros símbolos em nossa cultura, o que, infelizmente, traz graves prejuízos. Dentre eles, estão os transtornos alimentares, os quais, segundo o site do governo federal, atingem mais de 20% dos jovens brasileiros. Nesse sentido, por se constituir como uma ameaça à saúde dos adolescentes, é urgente analisar as causas desse problema e buscar as intervenções adequadas."

  • Exemplo de citação de Larissa Cunha, nota mil no Enem 2020, estudante de medicina e professora particular de redação:

"No filme 'Barbie', existem diversos tipos de bonecas, as quais assumem as mais diversas funções no mundo da 'barbielândia'. Nesse viés, existe um destaque à Barbie estereotipada, que possui um corpo perfeito e um rosto deslumbrante. Dentro dessa perspectiva, percebe-se que muitas brasileiras buscam o corpo tido como ideal, o que dialoga com a questão dos transtornos alimentares no Brasil. Logo, é necessário analisar as causas que fomentam esse revés, dentre as quais se destaca o comportamento da sociedade e da mídia.

  • Exemplo de citação de Letícia Flores, professora de redação do cursinho Stoodi:

“Atualmente, as estatísticas têm revelado uma tendência cada vez maior e assustadora de jovens que desenvolvem transtornos mentais de toda ordem, em consequência da pressão estética que a mídia nos impõe, significativamente fortalecida pela presença das redes sociais em nossas vidas. O filme 'Barbie', por exemplo, que explodiu em audiência no ano de 2023, entre outras críticas, acaba por tocar de forma sensível nessa questão, já que a personagem exerce um poder de representatividade — ou falta dela — desde quando foi lançada, no final da década de 1950, invadindo as casas de meninas que desejavam atender às características físicas da 'boneca padrão/estereotipada'. Diante desse contexto, é preciso buscarmos caminhos para enfrentar as consequências individuais e coletivas proporcionadas pela falta de orientação aos jovens e carência de representatividade real nas mídias."

📝Tema: 'A cultura patriarcal em questão no Brasil'

  • Exemplo de citação de Larissa Cunha, no parágrafo de introdução do texto:

“No filme 'Barbie', o personagem Ken sai da barbielândia e vai para o mundo real por algum tempo. Nesse contexto, o personagem acredita que, por ser homem, pode conseguir qualquer emprego em qualquer instituição. Nesse viés, a crítica presente no longa dialoga com a cultura patriarcal, visto que os homens continuam tendo vantagens em relação às mulheres, sobretudo no que tange à ingressão no mercado de trabalho. Urge, então, analisar as causas que fomentam esse revés, dentre as quais se destacam a hegemonia masculina e a negligência da escola."

📝Tema: 'Pessoas com deficiência e inclusão social, um desafio nacional'

  • Exemplo de citação da professora Marina Rocha:

"Em 2019, a Mattel lançou a linha Barbie Fashionistas, que contava com bonecas cadeirantes e com pernas protéticas. Para promover a representatividade de pessoas com deficiência, dois modelos foram desenvolvidos em parceria com o Hospital Infantil da UCLA e com especialistas para projetar a cadeira de rodas realista, além de incluírem rampas de acesso na casa Barbie. Essas criações acompanham a discussão sobre a inclusão de pessoas com deficiências, a qual, apesar de extremamente importante em uma sociedade democrática, ainda enfrenta obstáculos tanto no âmbito cultural, quanto político. Desse modo, é urgente analisar as causas desse problema para encontrar as soluções adequadas."

📝Tema: 'Empoderamento feminino e sororidade no Brasil do século XXI'

  • Exemplo de citação de Larissa Cunha:

"No filme 'Barbie', existe uma crítica no que tange à figura da mulher no mundo contemporâneo. Nesse viés, percebe-se um diálogo com o empoderamento feminino, visto que a Barbie pode ser o que quiser, o que se manifesta no longa pelas diversas profissões assumidas pela boneca. Logo, nota-se o destaque dado ao empoderamento feminino, o qual sofre diversas dificuldades para efetivar-se, a exemplo da negligência do governo e do modo de agir da sociedade."

  • Exemplo de citação de Letícia Flores:

"'Ninguém descansa até essa boneca voltar para uma caixa' é a frase que ilustra o desespero do patriarcado ante os movimentos que lutam pelo direito da mulher de ocupar seus espaços na sociedade. Embora a citação do filme 'Barbie' refira-se literalmente à caixa de uma boneca, é possível trazer a analogia para a realidade a fim de questionarmos as razões pelas quais a presença feminina em ambientes predominantemente masculinos incomoda tanto o sistema patriarcal. Para além das demandas de gênero, cabe, primordialmente, compreender e enfrentar essas barreiras que não prejudicam apenas indivíduos, mas também retardam o desenvolvimento humanitário e econômico de toda uma sociedade."

📝Tema: 'O uso de tecnologias em produções artísticas na atualidade'

  • Exemplo de citação de Marina Rocha:

"A boneca Barbie foi lançada em 1959 e, ao longo da última década, houve algumas tentativas de levá-la para as telas do cinema. Esse sonho, no entanto, só se concretizou em 2023, quando estreou o live-action da boneca mais famosa do mundo, o qual não poderia ser produzido sem o auxílio das tecnologias. O filme é apenas um exemplo dos benefícios que os recursos tecnológicos podem promover no cenário das artes não só no que diz respeito à produção, mas também à recepção e ao consumo. Contudo, ainda que haja um claro potencial positivo nessa relação, é necessário observar os desafios que tais instrumentos podem gerar para artistas e para a sociedade de modo geral."

Cronograma do Enem 2023

  • Aplicação do Enem 2023: 05 e 12 de novembro
  • Aplicação Enem PPL 2023/Reaplicação: 12 e 13 de dezembro
  • Divulgação do Gabarito: 24 de novembro
  • Resultados: 16 de janeiro de 2024

Vídeos

Veja um vídeo em que professoras analisam os parágrafos de desenvolvimento de uma redação nota mil do Enem:

Veja explicação sobre os parágrafos de desenvolvimento de uma redação nota mil do Enem

Veja explicação sobre os parágrafos de desenvolvimento de uma redação nota mil do Enem

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!