Banco do Brics pode apoiar projetos do Fortaleza 2040

Escrito por Redação ,
Legenda: O plano Fortaleza 2040 contempla os segmentos do turismo, saúde, educação e mobilidade urbana, dentre outros
Foto: Foto: José Leomar

Em negociações com a Prefeitura de Fortaleza, o Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics (NDB), deverá anunciar no segundo semestre uma linha de crédito voltada para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável contidos no plano Fortaleza 2040, que contempla os segmentos do turismo, saúde, educação, mobilidade urbana, dentre outros. Segundo o assessor especial da vice-presidência do NDB, Couto Silva, a expectativa é de que os recursos comecem a ser aplicados já no próximo ano. A disponibilidade de financiamento do banco para a Prefeitura de Fortaleza gira em torno de US$ 300 milhões, a depender dos projetos e da capacidade de endividamento do município estipulada pelo Tesouro Nacional.

"O que nós começamos a discutir com a Prefeitura de Fortaleza é um projeto multisetorial, voltado para diversas áreas do desenvolvimento sustentável", disse Couto Silva. "A gente está numa fase preliminar de discussão, mas a ideia é apoiar o plano Fortaleza 2040. E tanto o banco como a Prefeitura estão otimistas de que a gente pode chegar a um acordo e concluir o projeto, mobilizando recursos para educação, saúde, mobilidade, projetos na área ambiental, juventude, habitação e saneamento".

Na manhã de ontem (2), a Prefeitura de Fortaleza sediou, no Paço Municipal, uma reunião entre representantes do NDB e gestores de cidades e estados do Nordeste. Na ocasião, foram abordadas formas de captação de recursos por meio do banco, que financia projetos em municípios com capacidade de endividamento A e B (sem restrições econômica de endividamento público) e que possuam pelo menos 200 mil habitantes.

Segundo Couto Silva, um dos objetivos da reunião é apresentar aos estados e municípios informações técnicas sobre garantia soberana para acessar recursos de financiamento externo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.