Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano


Entrada dos candidatos do Enem 2021 na UERJ Agência O Globo — Foto:
Entrada dos candidatos do Enem 2021 na UERJ Agência O Globo — Foto:

RIO - O Banco Nacional de Itens (BNI), que reúne questões testadas e aprovadas para entrarem nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está acabando, alertam servidores do Inep, instituto responsável pela realização e aplicação da prova. Atualmente, segundo duas pessoas do Inep que participaram da elaboração das provas, não há questões disponíveis para o exame de 2022.

Desde o fim do governo Temer, o banco nunca recebeu novos itens, ao contrário do que ocorria todos os anos, em gestões anteriores. Essa falta de novas perguntas explica, por exemplo, por que não houve uma só questão ou texto citando a pandemia de Covid-19. Surgida em 2020, ela ainda não existia quando as últimas questões foram incluídas no banco, há três anos.

A estagnação também ajuda a explicar por que a influência do próprio Jair Bolsonaro sobre a prova é limitada, apesar da declaração do presidente de que o Enem estaria ficando “com a cara” do governo, na semana passada, durante viagem pelos países do Golfo Pérsico. De acordo com os servidores, já houve questões barradas. No entanto, quando elas são substituídas, precisam necessariamente ser trocadas por outras que estão no banco, produzido pelo corpo técnico do Inep ainda no governo passado.

Trocas constantes

O Inep já teve quatro presidentes durante o governo Bolsonaro. Além disso, outro posto chave, o comando da diretoria de Avaliação da Educação Básica, diretamente responsável pela elaboração da prova, também teve alta rotatividade, com seis diretores nesse período. O cargo também chegou a ficar quase cinco meses sem titular, em 2019.

— O governo Bolsonaro até agora ainda não se preocupou em fazer um pré-teste para o Enem, mesmo que os servidores tenham alertado todos os presidentes e os diretores de Avaliação Básica que apareceram — diz um servidor.

Em 2019, em vez de abrir o processo para preencher o banco, o governo decidiu criar uma comissão para inspecionar as questões do exame. De caráter consultivo, ela “desaconselhou" o uso de 66 questões na prova, sugeriu a troca do termo “ditadura” por “regime militar” em uma das perguntas barradas na área de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. A presidência do Inep nunca esclareceu se seguiu as orientações da comissão.

— Podiam ter feito esse processo em 2020, camuflando o pré-teste, num processo de monitoramento das escolas, que toda a sociedade estava pedindo — sugeriu outro servidor.

Em 2020, o governo Bolsonaro lançou o primeiro edital para a escolha dos professores que montariam as novas questões. Eles foram chamados há dois meses para o curso de capacitação, que já foi concluído. No entanto, servidores do Inep afirmam que ainda não está claro se o processo está garantido com segurança, já que o prazo está apertado.

Faltam ainda a produção dos itens, de revisão pedagógica e aprovação de uma junta formada por servidores técnicos do Inep de diferentes áreas do conhecimento. Só a partir disso os novos itens podem passar por um processo de pré-testagem — ou seja, que eles sejam aplicados a estudantes do final do ensino médio ou do 1º semestre da universidade. Nesse processo, os alunos não sabem que aquelas questões estão sendo preparadas para comporem a prova do Enem.

— Se não fizer essa aplicação em março, não tem item para o próximo Enem. Simples assim — disse o servidor. — Abril já seria difícil. A gente faz a aplicação, tem que coletar as informações, produzir as estatísticas, ir para o banco para que esses itens estejam aptos para eles serem selecionados.

Blindagem de influência

A complexidade na formulação da prova se dá por conta da forma com que o Enem é corrigido, através da Teoria da Resposta ao Item. Nela, questões com graus de dificuldade diferentes apresentam pesos diferentes. E, na formulação da prova, ela precisa apresentar itens fáceis, médios e difíceis. É a calibragem que acaba tornando o pré-teste indispensável.

Na avaliação de Maria Inês Fini, ex-presidente do Inep, é esse longo e complexo processo que garante que os novos itens também sejam blindados da influência do presidente Bolsonaro e que o trabalho fique nas mãos dos técnicos.

— Existe uma matriz de referência dos conteúdos do Enem e também todo esse processo que foi sendo aperfeiçoado ao longo dos anos — explica a especialista.

Para Wagner Rezende, especialista em avaliação de larga escala do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), o edital de escolha dos professores que participarão também foi uma garantia contra influência externa.

— Assim é possível selecionar professores capazes de elaborar bons itens com qualidade — diz Rezende.

Procurados, o Inep e o Ministério da Educação não responderam os questionamentos da reportagem.

Mais recente Próxima
Mais do Globo

Podcast da CBN com vozes dos generais da ditadura nos ajuda a valorizar a democracia

Repetir a ditadura não é uma opção

Presidentes conversaram sobre a guerra na Ucrânia e o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia

Bossa nova, medalhas e almoço com coxinha: saiba como foi o encontro de Lula e Macron em Brasília

Depois de se esconder na embaixada da Hungria, ex-presidente quer convencer STF a devolver seu passaporte

Bolsonaro nega plano de fuga, mas já disse "correr riscos" no Brasil

Brasileiro deu declaração após encontro com presidente da França, Emmanuel Macron

'É grave que ela não possa ter sido registrada', diz Lula sobre candidata opositora na Venezuela

Iniciativa do Rio Carnaval, projeto Quem Samba Recicla também contribui para que mulheres em situação de vulnerabilidade social aprendam uma nova profissão

Do lixo ao luxo: resíduos da Sapucaí se transformam em roupas e artesanato

Estudo analisou mais de 12 mil canções em língua inglesa de rap, country, pop, R&B e rock, de 1980 a 2020: 'Em todos os gêneros, as letras tendem a se tornar mais simples e repetitivas'

Letras de música estão ficando simples e repetitivas, aponta estudo

Salim Berrada, de 38 anos, oferecia sessões de fotos e violentava as mulheres; crimes em julgamento aconteceram entre 2014 e 2016

MP da França pede 19 anos de prisão para fotógrafo acusado de estuprar ao menos 17 mulheres em estúdio

Presidente da França se reuniu com Lula no Palácio do Planalto

Macron afirma que Brasil resistiu a 'forças muito extremas' no dia 8 de janeiro de 2023