Terra da Gente


Além da observação, o trabalho contou com registro e identificação das espécies — Foto: Arquivo Alunos ETECAP

O banco de espécies do Terra da Gente, lançado em maio deste ano, vem sendo utilizado por alunos do curso técnico de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (ETECAP). Na plataforma, que reúne mais de 1.100 espécies de fauna e flora, os estudantes encontram características das aves que avistam no ambiente escolar.

A plataforma de fauna e flora do Terra da Gente indica nome popular, nome científico, hábitat, distribuição, alimentação, reprodução e aspectos físicos de várias espécies que ocorrem no Brasil.

A proposta do trabalho desenvolvido com os estudantes da Etecap é mostrar a importância das aves para a disseminação de sementes e incluí-las em projetos de manejo e recuperação vegetal, disciplina ministrada pela bióloga e professora Márcia Moreno. “Procurei fazer com que os alunos enxergassem as aves e percebessem as diferenças, as características e a importância ambiental para que auxiliem na proteção e conservação desses animais”, explica.

Durante dois meses de observação, mais de 30 aves foram registradas e identificadas pelos alunos, que consultaram o banco de dados do Terra da Gente para compor o trabalho. “Indiquei a plataforma como fonte de dados, pois sei que é uma ferramenta confiável e fácil de utilizar”, diz Márcia.

Mais de 30 espécies foram flagradas pelos alunos durante o trabalho de campo — Foto: Arquivo Alunos ETECAP

Bem-te-vi, beija-flor-tesoura, gavião-carrapateiro, rouxinol-de-encontro-amarelo, sanhaço-cinzento, anu-branco e tucanuçu foram algumas das espécies encontradas no campus da escola.

Para a aluna Ana Carolina Gonçalves, o número de aves identificadas surpreendeu. “É impressionante a diversidade que podemos encontrar em um pequeno espaço de terra quando focamos nos detalhes”, conta.

No próximo semestre, os alunos vão discutir sobre a importância das aves para o reflorestamento e a preservação ambiental e buscarão maneiras de preservar e proteger as espécies.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1