Avenida Paulista estará aberta para carros nos dias de provas do Enem

Prefeitura de SP também suspendeu o programa Ruas Abertas do bairro da Liberdade e as ciclofaixas de lazer da cidade nos próximos dois domingos

Por — São Paulo


Avenida Paulista estará aberta para carros no próximo domingo Secretaria Municipal de Subprefeituras / Divulgação

A avenida Paulista estará aberta para carros nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro, quando ocorre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para facilitar a circulação de estudantes que vão prestar a prova, a prefeitura de São Paulo também decidiu suspender o programa Ruas Abertas do bairro da Liberdade e as ciclofaixas de lazer.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) organiza um operação especial de trânsito para os próximos dois domingos, com monitoramento dos principais corredores da cidade. Além do Enem, a capital recebe o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no próximo dia 5, no Autódromo de Interlagos, zona Sul de São Paulo.

"Em ambos os domingos as equipes da CET irão intensificar o monitoramento na cidade, agilizando a remoção de interferências, a fiscalização em áreas de embarque e desembarque, a orientação da travessia de pedestres e a operação de semáforos", informou a assessoria de imprensa da administração paulistana.

Programa Ruas Abertas na área central

  • 2/11 – Funciona normalmente das 9h às 16h
  • 5 e 12/11 – Suspenso

Ciclofaixas de Lazer

  • 2/11 – Funcionamento normal das 7h às 16h
  • 5 e 12/11 - Suspensas

Na terça-feira, a prefeitura informou que vai disponibilizar ônibus gratuito nos dias de provas do Enem 2023. A catraca livre valerá das 9h às 21h. No período estabelecido, será permitido embarcar e desembarcar pela mesma porta, sem pagar tarifa. A gratuidade, segundo informou a gestão municipal, não está restrita aos estudantes que irão prestar a prova: vale para todas as pessoas que utilizarem os coletivos entre 9h e 21h.

"A SPTrans irá monitorar a operação dos ônibus ao longo do domingo e reforçar a frota de algumas linhas que operam em trajetos que atendem locais de prova com grande movimentação de estudantes", afirmou a prefeitura de São Paulo por meio de nota.

O estudantes também não precisarão pagar a passagem em Guarulhos, segundo maior município do estado, entre 9h e 13h e das 16h30 às 22h.

Neste caso, para usufruir da isenção os vestibulandos do Enem deverão apresentar o comprovante de inscrição na prova e um documento oficial com foto (pode ser documento digital) ao motorista. Não serão aceitos comprovantes de inscrição de anos anteriores nem os que estiverem com os dados do estudante ilegíveis.

Mais recente Próxima Furto de armas: general diz que há ‘limitação no armazenamento de imagens’ de câmeras de segurança