19/09/2019

Avaliação da qualidade da educação na América Latina ocorre em novembro no Brasil

Avaliar a qualidade da educação no Brasil e na América Latina é o objetivo da quarta edição do Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce), que será aplicado no Brasil na primeira quinzena de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação internacional, feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), contará com a participação de estudantes do 4º e 7º ano do ensino fundamental, professores, diretores e famílias.

Neste ano, 18 países participam do Erce: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

`O Inep participou da aplicação das provas e questionários nas três edições anteriores do Erce. É uma parceria com Unesco. Nós colaboramos com o fornecimento de insumos, com as análises curriculares, a elaboração de itens para as provas e também com o planejamento logístico e a capacitação de quem aplica as provas no Brasil`, explicou Carlos Roberto Pinto de Souza, diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep.

No Erce, são aplicadas provas de Leitura, Escrita, Matemática e, para o 7º ano, Ciências da Natureza. Há ainda questionários para professores, diretores e famílias responsáveis pelos estudantes.

De acordo com Clara Machado, pesquisadora tecnológica do Inep, apesar de existirem outras avaliações do tipo, o Erce abrange países que não necessariamente participam do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). “O Erce contempla países diferentes que compartilham de um contexto mais próximo do nosso. É também uma etapa diferente. Enquanto o Pisa avalia estudantes de 15 anos, o Erce é focado em séries escolares, no caso, 4º e 7º anos`, explicou.

As provas são aplicadas sempre no final do ano letivo de cada país. A análise final dos dados é feita pela Unesco. “O objetivo do Erce é retroalimentar políticas públicas de educação. Com o resultado do Erce, você tem todo o contexto escolar do aluno, da família, dos professores. Os dados fornecidos ajudam a entender todo esse contexto`, afirmou Clara Machado.

Contatos - Nesta semana, começaram os contatos com as escolas para confirmar a participação. A adesão das instituições selecionadas para compor a amostra é fundamental para a consolidação de informações de qualidade sobre a educação.

Erce - O Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) é uma importante avaliação internacional que a Unesco aplica regularmente, em parceria com o Inep, estudantes da região da América Latina e Caribe desde 1997. O Erce fornece informações sobre o que os estudantes aprendem nos países dessa região.

Realizações do Erce na América Latina:

1997 - 11 países

2006 - 16 países

2013 - 15 países

2019 - 18 países

Saiba mais sobre o Erce no portal do Inep

Giulliano Fernandes, do Portal MEC

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×