Por Gabrielle Chagas e Brenda Bento*, G1 São Carlos e Araraquara


Fabrício Vitorino da Silva, de 18 anos, tirou nota mil na redação do Enem em Rio Claro — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

Um dos 55 candidatos que tiraram nota máxima na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 mora em Rio Claro (SP) e estudou sozinho para a prova. Fabrício Vitorino da Silva, de 18 anos, terminou o ensino médio em 2017 e passou a se preparar 10 horas por dia para realizar o sonho de cursar medicina.

O jovem sempre estudou em escola pública e ficou preocupado quando viu seu desempenho na redação cair nas edições do Enem em 2016, quando tirou 680 no treineiro e, em 2017, quando pontuou 660.

Foi então que ele resolveu fazer um cursinho online. "Eu optei por ser mais barato e melhor para mim, pois eu gosto de estudar em casa", afirmou.

Estudante de Rio Claro tira nota 1000 na redação do Enem

Estudante de Rio Claro tira nota 1000 na redação do Enem

Ele contou com a ajuda do irmão mais velho, o vendedor de peças de moto Lucas Roberto Vitorino, de 21 anos, que pagou os R$ 300 do cursinho em seis parcelas.

“Apesar de esperar uma nota alta, fiquei surpreso por ter sido 1000. Foi engraçado porque esse ano foi o primeiro que vi as notas do Enem junto com meus familiares, minha mãe e meu irmão. A gente ficou muito feliz, comemoramos bastante”, relembrou.

Agora, o jovem que pretende usar a nota do Enem para conseguir uma vaga na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Preparação

Silva, que se formou na Escola Estadual Marciano de Toledo Piza, contou que focou bastante na redação e em matemática.

“São duas áreas que valem bastante pontos no Enem. Biologia que eu gosto muito e estudava também, mas um pouco menos porque já tinha um bom domínio. Também estudava física e química que fazem parte da mesma prova de biologia, da área de ciências da natureza.”

Fabrício tirou nota 1000 na redação do Enem em Rio Claro — Foto: Arquivo Pessoal

Para treinar redação fazia de dois a quatro textos por mês e não teve dificuldades para desenvolver o tema da redação: "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".

“Eu não esperava esse tema, exatamente, foi bem específico, mas já tinha estudado fake news, que está envolvido e também gosto bastante da área de tecnologia. Assino canais no Youtube, então já tinha pesquisado sobre, mas não achava que iria cair isso na redação.”

Releu o tema

Silva contou que não fez a redação de pronto e que releu o tema muitas vezes para ver se estava fazendo certo . “Quando sai da prova fiquei com medo de ter tangenciado o tema”.

O estudante nota mil no Enem fez uma citação de dois filósofos da Escola de Frankfurt: Theodor Adorno e Max Horkheimer sobre indústria cultura.

“Também contextualizei sobre o fim da guerra fria, sobre o modelo de mercado capitalista e abordei sobre como as empresas utilizam da tecnologia para direcionar as propagandas para os usuários para vender mais e mudar o pensamento do usuário mesmo que inconscientemente”, relembrou.

Fabrício Vitorino da Silva, de 18 anos, estudou em casa 10 horas por dia em Rio Claro — Foto: Ronaldo Oliveira/EPTV

Dicas

Ele também contou o que é preciso para tirar uma boa nota na redação. “Acho que a principal dica que eu daria para alguém que quer começar estudar redação é treinar com os diversos modelos existentes. Treinar com o máximo que puder e tentar adaptar ao seu modelo de escrita, construir um modelo que a pessoa ache que seja melhor para ela”, disse.

“Outra dica é estudar e fazer cada redação, não precisa fazer muitas, mas prestar atenção aos detalhes, anotar o que precisa melhorar e sempre fazer com consciência”, completou.

Por fim, o estudante aconsleha a acreditar no próprio potencial e não ficar desesperado durante a prova.

Irmão mais velho do Fabrício pagou o cursinho online em 6 parcelas para irmão se preparar para a prova — Foto: Arquivo Pessoal

*Sob supervisão de Fabiana Assis, do G1 São Carlos e Araraquara.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!