Brasil
PUBLICIDADE

Por O Globo — Rio de Janeiro

O adolescente de 16 anos que atacou duas escolas em Aracruz (ES), deixando quatro mortos e 12 feridos, foi condenado a três anos de internação. A sentença é o tempo máximo de medida socioeducativa estabelecido em lei para menores de idade. Após ser detido, o jovem, ex-estudante de uma das escolas atacadas, confessou os crimes e foi levado para uma unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) de Cariacica, na Grande Vitória.

A sentença foi determinada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Aracruz, Felipe Leitão, nesta quarta-feira (4). Por ser menor de idade, o autor dos atentados responde por "ato infracional análogo ao crime de homicídio". No período que estiver detido, ele será acompanhado por exames psiquiátricos para atestar sua possibilidade de retornar ao convívio social, determinou, ainda, a sentença. Segundo o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o prazo de internação ainda será avaliado pelo Juiz da Execução da Grande Vitória (3ª Vara da Infância e da Juventude de Vitória).

Em nota, os advogados de defesa do jovem, do escritório Benichio Advocacia, celebraram o rápido julgamento, que atendeu o prazo de até 45 dias previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Foi um desafio para o escritório pegar um caso, que para além de ter alcance nacional, foi um ato infracional envolvendo crianças em ambiente escolar, local frequentados por nossos filhos diuturnamente. Contudo, ciente de que o julgamento não poderia acontecer sem o acompanhamento de um advogado, assumimos a missão em defesa da justiça e pelos pais do adolescente", afirmou o escritório.

O massacre em Aracruz

Os ataques aconteceram no último dia 25 de novembro, na cidade de Aracruz. Armado com uma pistola e revólver que pertenciam ao pai, que é policial militar, o jovem atacou duas escolas: primeiro a Primo Bitti, da rede pública, onde ele estudou; em seguida, ele invadiu um colégio particular, na mesma via.

Na tragédia, quatro pessoas foram mortas: três professoras e uma aluna, e 12 foram feridas. Até aqui, três pessoas ainda permanecem internadas em hospitais da Grande Vitória: uma professora de 37 anos, outra educadora de 51 anos e uma estudante de 14 anos que foi baleada na cabeça.

Mais recente Próxima Em sete dias, já choveu na capital de SP metade do esperado para o mês
Mais do Globo

Dados do Todos pela Educação mostram que entre 2013 e 2023 houve aumento de 126 mil professores temporários (55% de crescimento) e redução de cerca de 184 mil professores efetivos (36% de queda)

Número de professores concursados nas redes estaduais é o menor em dez anos, aponta estudo

Decisão de tirar o lateral paraguaio do time principal foi do técnico Emiliano Alfaro

Samudio, ex-Cruzeiro, é afastado de time uruguaio por flertar com namorada de companheiro

Decisão do rei foi interpretada como uma retaliação pela publicação do livro de memórias 'O que sobra', no qual o caçula faz um acerto de contas com a família

Príncipe Harry teria deixado Frogmore House 'furioso e aos prantos' após ser despejado por Charles III em 2023, diz jornal

Secretaria de Educação do Distrito Federal acatou pedido, após professora ser ameaçada

Família de aluna que acusou Moraes de 'acabar com as leis do Brasil' em redação pede transferência de escola no DF

Modelo e cantor terminaram casamento de mais de 15 anos

Gracyanne posta sobre saudades e web vê indireta para Belo

Ministério Público acusou Marcola e parentes de usar o salão de beleza “Divas Hair Estética e Depilação” para lavar dinheiro do PCC

Justiça absolve Marcola e familiares por lavagem de dinheiro em salão

Sambista está gravando vídeos caseiros onde entrevista o amigo Wilson Flora

Moacyr Luz, o grande compositor, agora se arrisca no mundo do... humor

Cantora niteroiense relembra as raízes no seu mais novo projeto, ‘Com amor, Lary’

Compositora de sucessos de Ludmilla e Thiaguinho, Lary grava clipe no MAC de Niterói