Auto-organização nos estudos traz mais ritmo para o aprendizado - PORVIR
Crédito: AprendiZAP/Divulgação

Inovações em Educação

Auto-organização nos estudos traz mais ritmo para o aprendizado

Com a distância imposta pela pandemia e a volta das aulas presenciais, educadores contam com estratégias para incentivar crianças e jovens a se organizar com as tarefas em casa

Parceria com AprendiZAP

por Maria Victória Oliveira ilustração relógio 29 de abril de 2022

Não foi apenas o novo modelo de ensino, o aprendizado e a adoção de novas práticas e tecnologias que ocuparam a mente dos educadores durante o período de escolas fechadas. Muitos também se preocuparam com a auto-organização dos alunos para que conseguissem dar continuidade aos estudos em casa. E esse desafio é retomado com a volta às aulas presenciais.

“A construção da auto-organização é uma atividade que procura romper com a passividade na prática educativa. Esse incentivo, que não deve ser visto como um trabalho extra para o professor, mas sim uma necessidade formativa, pode potencializar práticas educativas que acrescentam responsabilidade, cooperação, sociabilidade, solidariedade e vida coletiva entre os alunos, professores, escola e comunidade”, comenta Carla Borges, professora das redes municipais das cidades de Sarzedo e São Joaquim de Bicas (MG).

➡️  O Porvir precisa da sua doação para uma exposição que celebra feitos de professores. Participe!

Para Débora Nunes, especialista em produtos da Fundação 1Bi, essa inquietação por parte dos docentes acontece, principalmente, por dois motivos. Um deles é a falta de atividades que incentivam o desenvolvimento da autonomia dos alunos. “Geralmente, as aulas nas escolas estão estruturadas de maneira avaliativa e de controle. Então se antes da pandemia no seu dia a dia de aula presencial o professor trabalhar atividades que demandavam supervisão e que não falavam a língua dos alunos, no contexto remoto, sem essa supervisão direta, isso foi muito difícil.”

Segundo a especialista, uma alternativa é trabalhar mais metodologias ativas, que possibilitem que os jovens escolham, por exemplo, o que desejam estudar. A ideia é estimular que a criança ou o adolescente, tendo acesso a ferramentas e conteúdos, desenvolva uma independência para estudar, sempre com auxílio e direcionamento por parte do professor.

Outra possibilidade é implementar um trabalho com objetivos. Ou seja, ao invés de supervisionar se o aluno copiou todo o conteúdo da lousa, fez todas as atividades e estudou o material, o professor delimita que, no final do mês, será realizada uma atividade sobre um tema. Ao longo das semanas, a ideia é que o aluno estude o conteúdo a partir de ferramentas como o AprendiZAP, por exemplo, que usa o WhatsApp para enviar aulas e exercícios para estudantes como reforço escolar, e esteja pronto para a atividade.

“O aluno vai ter uma independência maior do ritmo e da forma de estudar, mas isso vai ser cobrado em algum momento para uma discussão mais ativa na sala de aula. Então, para estimular a independência do estudante, o professor sai desse papel de supervisão e controle e passa para um papel de oferecer os recursos necessários para essa independência, ao mesmo tempo que gerencia essa autonomia com atividades, objetivos e com o uso de metodologias ativas”, comenta Débora.

Contexto familiar
Outro motivo que, segundo Débora, explica a ansiedade dos docentes quanto aos estudos de crianças e jovens enquanto estavam em casa é o contexto familiar de cada residência. A pandemia empurrou milhares de pessoas para a fila do desemprego, o que prejudicou o sustento de inúmeros lares. Em muitos deles, adolescentes precisaram se somar à missão de trabalhar para conseguir colocar comida na mesa. Nesse contexto, não é incomum que os estudos acabem com menor atenção por parte dos estudantes.

“Há alunos que mesmo antes da pandemia já precisavam ajudar nas atividades de casa e a olhar irmãos mais novos. No caso de estudantes que estão em um contexto de vulnerabilidade socioeconômica, ter um momento e espaço para estudar é algo complexo, que interfere demais na disciplina e na organização dos estudos desse jovem”, explica Débora.

A educadora Carla Borges, que atuou com turmas de 1° e 4° ano do ensino fundamental durante a pandemia, afirma que uma de suas dificuldades era saber em qual horário este estudante realizava as tarefas propostas e tentar descobrir como foi a adaptação das famílias à nova realidade imposta pela pandemia e os impactos na organização dos estudos nas suas casas.

Para obter respostas, criou um formulário do Google, ao qual 50% dos estudantes responderam que faziam as atividades no próprio horário da aula e a outra metade afirmou que não tinha um horário definido. “O questionário me auxiliou a gerenciar a ansiedade de obter retorno no horário previsto da aula e compreender a realidade dos sujeitos, suas vivências, angústias, frustrações e anseios, contribuindo para minha atuação no sentido de respeitar e propor ações a partir da das realidades de cada estudante.”


Leia também:

WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino
 
Ferramenta pedagógica possibilita diferentes usos do WhatsApp na escola

WhatsApp pode contribuir com a adaptação dos alunos ao Novo Ensino Médio 


Criando uma rotina
Octavianus Cesar Silva, professor da rede estadual do Ceará, comenta que um ponto fundamental quando o assunto é estudo é a constância, sendo que a falta dela pode trazer consequências para crianças e jovens. “Desde quando um indivíduo se torna professor, ele compreende a importância de ajudar os alunos em sua auto-organização, a criar essa rotina organizada para conseguir render mais. Mas isso é um desafio porque nem sempre a rotina do estudante é fácil.”

Segundo o educador, uma das principais características da organização do estudo é a rotina para alcançar a constância. “Se o aluno conseguir encontrar um horário e um lugar para se dedicar aos estudos – seja durante trinta minutos, que depois se transformam em uma ou duas horas –, esse período de tempo constante pode e vai fazer uma grande diferença para qualquer aluno”, explica.

Para que isso seja possível, um caminho é uma parceria entre o professor, o coordenador pedagógico e o estudante na elaboração e montagem de um cronograma de estudos de acordo com as necessidades particulares de cada um.

“Não dá para simplesmente chegar com um horário de estudo pronto para o aluno. É interessante que essa rotina seja constituída junto com o estudante para que ele fale sobre sua vida fora da escola e encontre o melhor horário para estudar. Depois dessa elaboração, é interessante acompanhar e perguntar se ele está conseguindo cumprir o combinado. Se aparecerem fatos novos que estão atrapalhando, é importante que um novo horário seja construído.”

Nesse processo, é importante combinar o estudo das disciplinas em casa no mesmo dia que forem abordadas na escola, ou no dia anterior, o que ajudará no preparo ou na fixação do conteúdo.

A importância da orientação do professor
Independentemente da forma como o aluno irá se organizar, um denominador comum é a importância da orientação do educador em diferentes frentes. O uso de ferramentas tecnológicas, como o próprio WhatsApp, é potencializado mediante orientação, sobretudo em um mundo repleto de informações diversas a todo o momento.

“Se o aluno não tiver alguém que o oriente a utilizar o celular, o computador e toda a tecnologia que lhe foi disposta de uma maneira consciente, correta, acertada e direcionada para os seus estudos, fica complicado porque a tecnologia com a carga positiva para a educação é a mesma tecnologia que pode levar o aluno a perder o foco”, explica Octavianus.

“Ter um auxílio nessa auto-organização é muito importante porque em um mundo de informação, não ter um direcionamento de como e o que estudar pode gerar mais desconforto e confusão para o aluno do que conseguir ter uma rotina”, completa Débora.

Na prática
O caso de Júlia Neitzel, aluna do segundo ano do ensino médio da escola André Leão Puente, na cidade de Canoas (RS), ilustra como o mundo da tecnologia no qual os jovens estão imersos também pode ajudá-los a estudar. Júlia conta que foi no TikTok que assistiu vídeos com dicas de estudos durante o distanciamento social.

“No começo da pandemia, muita gente não estava conseguindo se organizar no EaD, então as pessoas que conseguiram se organizar de alguma maneira e manter um cronograma de estudo postaram como fazer isso, a partir de fichas, muita leitura e mapas mentais, que é uma excelente forma de resumo que te ajuda a gravar as coisas muito bem”, explica.

A jovem também conta sobre a importância de visualizar o próximo passo de suas tarefas, o que, em seu caso, fez a partir de fichas e um calendário. Além dessas ferramentas, ela também fala sobre os grupos de WhatsApp criados pela escola e também sobre o grupo que criou para seu uso próprio, onde anota dúvidas, lembretes, envia prints de matérias ou discussões sobre conteúdo.

O podcast da escola também tem ajudado os estudantes. Júlia conta que é uma maneira de aprender de forma mais divertida. “Acho que toda tecnologia pode ser usada a nosso favor e na escola não é diferente. Usamos muito as salas digitais, não precisamos mais imprimir nossos trabalhos para entregar, e mandamos tudo pelo Google Classroom. Tem sido ótimo e espero que continuemos a usar.”

Quer saber mais sobre conteúdos de reforço escolar direto no seu WhatsApp?
Clique e acesse

AprendiZAP

TAGS

aprendizagem ativa, competências para o século 21, ensino médio, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x