Por G1 Santarém


Frente da escola municipal Vai Quem Quer, em Monte Alegre — Foto: Celiane Martins/Arquivo Pessoal

A falta de transporte escolar obrigou professores a suspenderem as aulas em uma escola municipal na zona rural do município de Monte Alegre, no oeste do Pará. Pelo menos 60 alunos de três comunidades da região estão sem condições de assistir as aulas por conta da distância do local onde moram até a escola.

A escola municipal Vai Quem Quer fica mais de 55 km da cidade e possui mais de 300 estudantes matriculados. A falta de transporte afeta ainda alunos das comunidades Baixão e Muriçoca, localidades próximas. Nesta quinta-feira (17), pais e professores se reuniram e foram em busca de respostas na Secretaria Municipal de Educação. Depois foram até o Ministério Público.

Pais e professores na Secretaria Municipal de Educação em Monte Alegre — Foto: Celiane Martins/Arquivo Pessoal

O ano letivo na escola municipal Vai Quem Quer começou no dia 23 de abril desde ano. Segundo os pais, o ônibus escolar só transportou os estudantes durante três dias da semana. O presidente do conselho escolar, Oilson Sousa, disse que as aulas estão sendo prejudicadas há 30 dias. “A gente veio reivindicar o direito dos alunos”, afirmou.

Celiane Martins é mãe de uma aluna. Ela diz que não tem condições de levar a filha até a escola e cobra uma solução. “O pessoal liga e diz que toda segunda vai um ônibus, mas nunca chega. Estamos preocupados. Ontem tivemos uma reunião na escola e paralisamos todas as aulas. Enquanto não resolver, os alunos não vão ter aula”, afirmou.

O G1 tenta contato com a Prefeitura de Monte Alegre.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1