Por Rede Amazônica — Macapá


Estudantes da escola Mário Quirino, em Macapá, voltaram às aulas presenciais — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Após uma semana do início do calendário letivo do 2º semestre para as escolas da rede estadual do Amapá, cerca de 60% das 394 unidades de ensino retomaram com algum tipo de atividade na forma presencial, seja o formato híbrido com parte das aulas remotas ou totalmente dentro da sala de aula.

A estimativa é da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que apresentou um plano de ação onde cada entidade em conjunto com professores e pais definiram a melhor forma de retomada das aulas, que desde o início da pandemia aconteciam de forma totalmente on-line.

Para aquelas que decidiram pela volta presencial foi definido um protocolo de biossegurança com medidas que visam reduzir as chances de contaminação pelo coronavírus.

Escolas da rede estadual no Amapá definem cronogramas para retorno das aulas

Escolas da rede estadual no Amapá definem cronogramas para retorno das aulas

Entre as principais, está o uso de álcool em gel, instalação de pias para lavagem das mãos, uso obrigatório de máscara e distanciamento adequado entre mesas.

A modalidade de retorno inicial pode ser modificada ao longo do andamento das aulas, desde que em decisão conjunta e que atenda as necessidades de todos os alunos.

Na escola Mário Quirino, na Zona Sul de Macapá, apenas estudantes de quatro turmas do 3º ensino médio foram autorizadas a retornar para aulas presenciais. O total equivale a 10% dos estudantes.

Retorno de aulas exige uso obrigatório de máscara — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

"Cada escola tem um plano de ação. A mantenedora deu as diretrizes estrategicas, orientando toda a questão da biossegurança, dos cuidados sanitários. Aqui no Mário Quirino, a exemplo de outras escolas, temos um plano estratégico, dialogado com a comunidade", detalou Goreth Sousa, secretária de educação.

Em outra escola, a Dom Aristides Piróvano, no Centro, o retorno ainda não aconteceu, mas os pais estão participando de uma consulta on-line, onde, até o momento, mais da metade dos responsáveis optou pela volta presencial somente de turmas do 6º ao 9º ano.

Independente do retorno presencial, híbrido ou on-line, a secretaria acrescentou que a aplicação de conteúdos e aulas será adequada para cada grupo.

"Estamos trabalhando com uma avaliação diagnóstica com 100% dos estudantes da rede estadual e municipal. Com esse diagnóstico, a Seed a partir de setembro começa a dar essa devolutiva para que os professores possam planejar individualmente o atendimento e reduzir os prejuízos", acresentou Goreth Sousa.

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!