Por Bom Dia Rio


Aulas na Uerj devem ser retomadas na próxima semana

Aulas na Uerj devem ser retomadas na próxima semana

Depois de vários adiamentos, as aulas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) podem ser retomadas na semana que vem. Uma reunião do fórum de diretores das unidades da Uerj aprovou a proposta da reitoria da universidade para o reinício das atividades.

Como mostrou o Bom Dia Rio desta sexta-feira (24), houve uma renegociação dos contratos com as empresas terceirizadas que concordaram em retomar suas atividades a partir da segunda-feira que vem, mesmo sem receber o pagamento da dívida da instituição. Esses funcionário fazem parte das equipes de limpeza e manutenção de elevadores, por exemplo.

O reitor Ruy Garcia afirmou que, se houver o pagamento das bolsas de fevereiro dos 7,5 mil alunos cotistas e o estabelecimento de um calendário para pagamentos dos salários e bolsas de estudo, a Uerj pode reiniciar as aulas no meio da semana que vem.

“Nós recebemos agora recentemente o mês de janeiro. As bolsas foram pagas, também, todas até o mês de janeiro. Existe uma expectativa de que ao menos as bolsas de alunos cotistas sejam pagas referente ao mês de fevereiro sejam pagas brevemente de maneira que a gente possa pensar numa retomada das atividades Uerj, a partir da próxima semana, não de segunda-feira, mas durante a semana”, disse o reitor.

Ruy Garcia Marques falou também sobre o pagamento dos salários dos professores do Colégio de Aplicação da Uerj.

“Nós não temos, até o momento, nenhum calendário disponibilizado pelo governo referente ao mês de fevereiro. Recentemente, começamos a ouvir que o CAp poderia ser pago, seus docentes e administrativos, por meio do Fundeb, o Fundo do Ensino Básico. Lá no CAp tem desde o ensino básico à pós-graduação. Isso é dividir uma universidade. Isso é, alguns vão receber antes enquanto outros não tem sequer um calendário pra receber, mas mesmo que isso aconteça, e isso pode acontecer, sem a nossa interferência, isso certamente não levará à divisão da nossa universidade”, explicou Ruy Garcia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1