Por G1 CE


Aulas presenciais para o Enem podem retornar ainda este ano em escolas públicas de Fortaleza — Foto: Camila Lima/SVM

Uma portaria da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), publicada no Diário Oficial do Estado, terça-feira (15), permite o retorno de atividades extracurriculares presenciais, como as aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares, no ensino público estadual da Capital e de mais 43 municípios da Região de Saúde de Fortaleza.

A medida pode ser aplicada após observação das “normas sanitárias e o limite de pessoas”. Segundo o documento, a organização deve analisar ainda a adesão dos estudantes ao modelo presencial.

A portaria detalha que “as atividades extracurriculares serão ministradas pelos professores que aderirem ao retorno das atividades presenciais, devendo as respectivas cargas horárias ministradas nessas atividades integrarem a carga horária de trabalho semanal”.

Além de Fortaleza, a Região de Saúde engloba as seguintes cidades: Aquiraz, Eusébio, Itaitinga, Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Acarape, Barreira, Guaiuba, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Palmácia, Redenção, Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Pacoti, Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus e Pindoretama.

Enem

Nos próximos dias 17 e 24 de janeiro acontece a versão impressa do Enem, enquanto o modelo digital será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Nesta quinta-feira (17), o governador do Estado, Camilo Santana, anunciou que o ano letivo de 2021, nos estabelecimentos de ensino da rede estadual, terá início em fevereiro.

“Vamos voltar a partir de fevereiro, mas garantindo que tenhamos aulas presenciais e aulas remotas. O decreto hoje autoriza todas as escolas, não só as privadas. Caberá também a cada prefeito, a cada município, fazer o seu planejamento”, indicou Camilo.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 minuto:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!