Audiência propõe condições sanitárias para professores voltarem

Em greve contra volta às aulas presenciais, eles exigem adequações

Publicado em 22/10/2020 - 13:30 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Uma proposta de mediação para o retorno dos profissionais de educação da rede estadual do Rio de Janeiro às escolas foi apresentada em uma audiência de conciliação realizada nessa quarta-feira (21). Os professores estão em greve contra a volta das atividades presenciais durante a pandemia, sem que haja um protocolo adequado e aval das autoridades científicas.

Durante a audiência, realizada no Tribunal de Justiça, o secretário Estadual de Educação Comte Bittencourt, apresentou resoluções para adequar a segurança das escolas ao cenário, como a garantia de recursos necessários para adequação dos espaços e sanitização, a liberação dos profissionais de grupo de risco das aulas presenciais do 3º ano do ensino médio que já foram retomadas em algumas escolas de 13 municípios na ultima segunda feira e a continuidade do ensino remoto do 6º ano do fundamental ao 2º ano do ensino médio.

 A proposta de acordo apresentada pelo Ministério Público inclui a criação de um canal oficial de comunicação direta entre os profissionais de educação e estudantes e a Secretaria de Educação para comunicar casos de descumprimento das resoluções, além da criação de uma equipe para receber e cuidar dessa fiscalização em no máximo dois dias da data de notificação da irregularidade.

Caso os professores aceitem a proposta, esse canal de diálogo deve ser criado em no máximo cinco dias. O coordenador geral do Sepe, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação, Gustavo Miranda, que participou da audiência, reforça que apesar da tentativa de mediação, a principal preocupação da categoria continua sendo os riscos do trabalho presencial em uma situação de pandemia ainda sem controle.

O Sepe tem até o dia 3 de novembro para se manifestar oficialmente sobre a proposta de acordo, que será levada para uma assembleia da categoria. Ate lá, segundo o Tribunal de Justiça continua valendo a decisão de manutenção em cada unidade escolar de no mínimo 70% dos funcionários que exercem atividades administrativas de acordo com as bandeiras sanitárias de cada município.

A decisão da justiça em agosto atendeu ao pedido do governo do estado contra a greve da categoria. Segundo o Sepe, dos cerca de 60 mil estudantes autorizados a voltar as aulas presenciais na 3ª série do ensino médio em 13 municípios fluminenses, apenas cerca de 4.900 voltaram às salas de aula nesta semana.

A Secretaria de Educação também foi procurada mas não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo