Por Guacira Merlin, RBS TV


Atlas digital reúne informações econômicas, sociais e geográficas sobre o RS

Atlas digital reúne informações econômicas, sociais e geográficas sobre o RS

Um atlas escolar digital do Rio Grande do Sul foi lançado nesta terça-feira (6) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE). Ele reúne os principais indicadores utilizados nas pesquisas da entidade, como características da população, do clima, da hidrografia, da economia, entre itens relacionados ao estado.

Para acessar o conteúdo do projeto, basta acessar o site atlas.fee.tche.br, onde é possível visualizar alguns dados específicos ou baixar o documento completo.

O objetivo do atlas, segundo a geógrafa e coordenadora do projeto, Mariana Pessoa, é difundir entre alunos e professores um maior conhecimento sobre o estado nos seus mais diversos aspectos, com informações atualizadas.

"Tem a caracterização climática do Rio Grande do Sul, os eventos extremos de estiagem, que foi uma pesquisa que a gente fez aqui. Uma série de variáveis que ajudam a caracterizar economicamente, socialmente, politicamente, ambientalmente e que ajuda o pessoal também com esses textos analíticos", explica.

Outros diferenciais do projeto são a presença de forma gratuita na internet e a maneira como foi escrito, buscando uma fácil compreensão. Além dos mapas, gráficos, fotografias e informações que montam um retrato bem atual do estado estão no site.

A coordenadora do trabalho até comparou as questões do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) dos dois últimos anos e achou várias perguntas cujas respostas estão no atlas.

Um dos primeiros a usar o projeto para dar uma aula foi o professor de Geografia Vagner Garcez Soares. Segundo ele, o atlas é bastante eficiente para os alunos que estão prestes a prestar vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"São dados muito atualizados e servem muito, porque a abordagem do vestibular é essa abordagem científica da análise territorial. O atlas leva isso para os alunos de uma maneira bem didática, bem clara, bem simples de se entender", diz.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1