Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Atividades do Programa Novo Mais Educação iniciaram em Pedro II

O programa tem como objetivo melhorar os índices educacionais.

09/05/2017 23:11

O Município de Pedro II através da Secretaria Municipal de Educação, deu inicio as atividades do Programa Novo Mais Educação, programa este que é de responsabilidade do Governo Federal em parceria com o município. Vinte escolas que funcionam desde o Ensino Fundamental Menor ao Ensino Fundamental Maior e que possuem o Programa de Educação Integrada, foram contempladas com o Programa Novo Mais Educação, sendo 13 escolas na zona rural e 07 na zona urbana. A seleção dos mediadores e facilitadores que passaram a trabalhar nestas escolas, foram realizadas pelo próprio município.

Segundo a Secretária de Educação Professora Kelcylene Oliveira, os alunos que participam do Novo Mais Educação, assistem aulas que obedecem a grade curricular em um turno e em outro turno assistem aulas de reforço. “No primeiro turno, o aluno assiste aula normal da grade curricular, já no outro turno, o aluno recebe reforço escolar nas disciplinas de língua portuguesa e matemática e além desse reforço, o aluno ainda participa de oficinas, entre elas, a prática de futebol, teatro, música, pintura, xadrez, futsal, voleibol, handebol, caratê e outras”.

Com o aumento no índice de aprovação e redução dos índices de reprovação e desistência escolar, o principal objetivo do programa é melhorar os índices educacionais. 

O foco principal do reforço das disciplinas acima citadas é a Prova Brasil, que será realizada em novembro desse ano e que tem a finalidade de avaliar a educação do município, esta avaliação é feita através do resultado da prova, que é juntado com o censo escolar, que são os índices de aprovação, reprovação e de desistência dos alunos e que são apresentados ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que tem a nota de 0 a 10.

O IDEB é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). “Atualmente o IDEB está em 3,9 considerado muito baixo ainda”, finalizou Kelcylene Oliveira.




Por: Eudes Martins
Mais sobre: