INGRESSO UNIVERSITÁRIO 2018

Por G1 PI


Exercício físico auxilia nos estudos, diz especialista — Foto: Pedro Santiago / G1

O tão conhecido ditado popular que diz 'mente sã em corpo são' nunca ganhou tanto sentido com a aproximidade do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro e orientadores indicam atividades físicas durante o período preparatório de estudos e garantem que as práticas também ajudam na agilidade cognitiva.

De acordo com a educadora física Lohana Resende, é importante que os estudantes façam atividades voltadas para o relaxamento e que auxiliem na autoconfiança.

“Aqueles estudantes que já têm uma rotina diária de atividades, a gente recomenda que se mantenham, porque terão um melhor preparo para aliviar o estresse e sair um pouco da rotina sedentária”, disse a professora.

Exercícios leves também serão bem vindos a vida habitual dos estudantes, tendo em vista a concentração e uma boa respiração para que possam melhorar o condicionamento físico e uma boa circulação sanguínea cerebral. O resultado disso é o aumento da produção de catecolaminas, conforme a educadora física.

“Até uma caminhada, entre 30 e 40 minutos, de três a cinco vezes por semana. Nessa própria caminhada, o aluno irá adquirir conhecimento até mesmo lembrando-se de fórmulas e técnicas pra o Enem, mas é preciso que haja concentração e uma boa técnica respiratória. É aquela velha 'inspira e expira’ de sempre”, orientou Lohana.

O que fazer na véspera da prova? Revisar ou se exercitar? A professora explicou que a melhor coisa a ser feita é continuar com as atividades físicas leves para manter a calma e a concentração. Ainda segundo Lohana, dormir no mínimo seis horas por dia é infalível para uma boa disposição.

Estudantes praticam atividades físicas para auxiliar no rendimento durante as provas do ENEM — Foto: Arquivo pessoal/Thaynan de Sousa

“Para as vésperas é sempre bom um relaxamento através do alongamento ou caminhada. É essencial que os exercícios não sejam muito tarde, para que eles não acordem cansados, com sono e fiquem indispostos na hora de fazer a prova. Se for pra estudar algo, que seja para revisar alguma fórmula que não lembra, tirar alguma dúvida como, por exemplo, nomes e números, que normalmente a gente esquece”, instruiu Lohana Resende.

A aluna Thaynan de Sousa segue as práticas físicas que a professora orientou à risca. Ela joga handebol e ainda faz exercícios nas horas vagas.

“Além de praticar o exercício físico, jogo handebol, também faço pelo auxílio que ele dá aos estudos, como por exemplo, o aumento da capacidade da memória e do raciocínio lógico, me assessorando uma melhor realização das atividades escolares”, disse a aluna.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1