Educação
PUBLICIDADE

Por Bruno Alfano — Rio

O adolescente de 15 anos, usando a arma registrada no nome de um homem com registro de CAC (Colecionador, atirador desportivo e caçador), que feriu três adolescentes na manhã de quarta-feira na Escola Professora Carmosina Ferreira Gomes, colégio estadual de Sobral (CE) nunca se queixou na escola sobre bullying, afirma a secretária de Educação do estado, Eliana Estrela.

— Essa é uma escola com histórico de clima bom. Conversamos com o diretor, os psicólogos e os servidores. Amanhã (hoje) vai uma equipe para fortalecer os vínculos no colégio e apoiar as famílias — afirmou Estrela. — Até o momento, o que me foi informado é que não havia nenhuma queixa dele, nenhum tipo de problema.

Sobral é um símbolo da educação de qualidade brasileira. Foi lá que começou a implementação de um dos mais importantes modelos pedagógicos do país, quando a atual governadora do estado, Izolda Cela, era secretária de Educação do município. Baseado em avaliação, currículo bem definido, formação de professores e direção escolar com critérios técnicos, o método e seus resultados levaram a cidade às maiores taxas de aprendizagem do país, que influenciaram o restante do estado e tornaram Sobral referência internacional.

O atirador foi apreendido pela polícia. Em depoimento, ele contou que era vítima de bullying e premeditou o ataque. A versão ainda é investigada pela polícia. O adolescente disparou a arma sem tirá-la da mochila, num intervalo das aulas.

As três vítimas são adolescentes do 1º ano do ensino médio, e o que está em estado mais grave também tem 15 anos. Ele levou um tiro na cabeça e está intubado. Outro ferido na cabeça já recebeu alta médica. O terceiro foi baleado na perna e passará por cirurgia para retirar o projétil, segundo a Santa Casa de Sobral, para onde os três foram levados.

Origem da arma

O secretário de Segurança do Ceará, Sandro Caron, disse são investigadas as circunstâncias em que a pistola usada no ataque chegou às mãos do jovem. Caron disse ter ouvido relatos da escola de que o estudante afirmava há algum tempo que o pai dele tinha uma arma.

A polícia já sabe que o revólver está registrado no nome de um CAC, e investiga se foi feita uma compra ilegal. Tanto o pai do atirador quanto o homem que consta no registro da arma foram ouvidos no inquérito.

— Se alguém favoreceu que um adolescente cometesse um crime, esta pessoa também cometeu o crime. Essa é a nossa prioridade para entender o que levou a esta tragédia — afirmou Caron.

Em nota, Izolda Cela classificou o ataque como uma tragédia e determinou resposta rápida para o caso, sobretudo sobre a origem da arma utilizada.

A polícia já cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do atirador, onde apreendeu computador e outros materiais. Testemunhas serão chamadas para depor.

Para Isabel Figueiredo, conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o aumento crescente da circulação de armas desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem contribuído para o crescimento, da incidência de crimes como o de ontem.

— Os CACs cresceram de forma gigantesca nos últimos quatro anos, e a quantidade de armas que têm em mãos também. T emos tido um aumento preocupante nos casos que são noticiados envolvendo armamentos registrados com esta categoria — afirma.

O Brasil tem visto um aumento no número de casos de atiradores em escolas, o que levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a fechar uma parceria com a Agência americana de Investigações de Segurança Interna. Em 2021, a pasta informou que 10 massacres em escolas foram evitados com trabalhos de inteligência e antecipação.

Terceiro caso

Este é o terceiro caso de ataque em escola nos últimos três meses. Há pouco mais de uma semana, um adolescente de 14 anos entrou armado na escola cívico-militar Eurides Sant'anna, em Barreiras, na Bahia, e disparou várias vezes, matando uma aluna cadeirante de 19 anos. Ele foi baleado pela polícia e está internado em estado grave.

Em agosto, um jovem de 18 anos invadiu uma escola municipal de Vitória com dispositivos de disparo de flechas, facas e garrafas de coquetel molotov. Os alunos e professores chegaram a montar barricadas para impedir a entrada do rapaz nas salas de aula, a PM foi acionada rapidamente e ninguém ficou ferido.

Mais recente Próxima Com bloqueio na véspera da eleição, soma de cortes nas universidades e colégios federais chega a R$ 1 bi
Mais do Globo

Condomínio cobrava desde 2016 cotas mensais não pagas pelo artista

Latino evita leilão de mansão no Rio após pagar dívida de R$ 723 mil

Rubro-negro começou a competição com calendário complicado e soma três derrotas consecutivas

Em ano de maior investimento de sua história, Flamengo tem pior começo no Brasileirão feminino

Estudo recente, ainda não revisado, encontrou uma associação com um risco aumentado de morte por problemas cardiovasculares

Jejum intermitente é alvo de polêmica: dieta é perigosa para o coração? Entenda

A aparente bonança dos dias de folga pode se tornar um desafio para o nosso bem-estar emocional, segundo especialista

O paradoxo dos feriados: descanso ou mais estresse? Especialista explica

Pesquisa Ipsos detecta na Argentina maior queda na crença da população no futuro dentre as 29 nações pesquisadas no mesmo período; em janeiro, dois terços se diziam otimistas, agora pouco mais da metade

Confiança dos argentinos nos rumos do país despenca três meses após a posse de Milei

Ao GLOBO, Larysa Denysenko denunciou situações de abuso contra menores na Ucrânia; impacto da guerra na infância é tema de livro publicado no Brasil

'Falamos com as crianças sobre como o medo se transformou em força', diz escritora ucraniana sobre invasão russa

Chocolate vicia? Ele causa dor de cabeça ou pode ser usado contra a depressão? Endocrinologista responde as principais perguntas sobre o principal alimento da Páscoa

Páscoa: 11 mitos ou verdades sobre o chocolate para 'abusar com moderação' neste feriado

Análise de dados de vida real mostraram que medicamento da Eli Lilly pode levar a redução até 7,2% maior do peso corporal

Ozempic e Mounjaro, qual leva à maior perda de peso? Veja comparação