Enem 2023

Por g1


Capa do caderno de provas do Enem 2023 — Foto: Reprodução/g1

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo (5) e conseguiram prestar atenção em um detalhe na capa do caderno de questão descobriram uma homenagem dos organizadores da prova ao grupo Racionais MC's.

Como é tradicional no Enem, cada caderno de prova tem uma cor e uma frase motivadora. As frases precisam ser transcritas para o cartão-resposta e servem para ajudar a identificar a cor da prova de cada candidato e, consequentemente, a ordem das questões.

Diversos artistas foram lembrados pelo Inep nas capas dos cadernos. Por exemplo, em 2015, foi a vez da poeta carioca Cecília Meireles, que emprestou versos para a identificação das provas. O grupo Legião Urbana foi citado em 2019. Em 2023, chegou a vez do grupo paulistano de rap.

Racionais MC's são atração no Festival União Reggae + Rap 2023 — Foto: Bob Wolfenson/Divulgação

🎧 Racionais MC's é um grupo de rap composto por Edi Rock, Ice Blue, KL Jay e Mano Brown, formado há mais de 30 anos na periferia de São Paulo (SP). O grupo é considerado o principal nome responsável pela consolidação da cena no país e é referência no rap, hip hop, trap e gêneros derivados.

Neste ano, as frases do primeiro dia de prova foram retiradas de canções do terceiro álbum do grupo, lançado em 2002, "Nada como um Dia após o Outro Dia":

  • Na prova branca, a frase é um trecho da música "Vida loka (parte 1)": "Até no lixão nasce flor"
  • No caderno rosa, o trecho é da música "A vida é desafio": "É necessário sempre acreditar que o sonho é possível"
  • Na prova amarela, a frase foi retirada na canção "Negro drama": "Sou exemplo de vitórias, trajetos e glórias"
  • Já no caderno azul, o verso da música "Sou + você": "Você é do tamanho do seu sonho"

A descoberta rendeu algumas reações nas redes sociais:

No domingo (5), os candidatos fizeram provas de linguagens e ciências humanas, que englobam disciplinas como português, história, geografia, educação física e sociologia, além de línguas estrangeiras.

No próximo dia de provas (12 de novembro), os participantes responderão questões de matemática e ciências da natureza, que englobam química, física e biologia.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!