Por G1


17 de agosto - Ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante entrevista à imprensa, em Brasília — Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (21), a nomeação de Inez Augusto Borges como assessora especial da pasta. Ela defende a aplicação de princípios bíblicos nas escolas.

Na cerimônia de posse, o ministro Milton Ribeiro havia se comprometido a cumprir o Estado laico, mesmo sendo pastor. O G1 entrou em contato com o MEC para saber se a escolha de Borges para o cargo não traria uma interferência religiosa na política educacional. Até a última atualização desta reportagem, a pasta não havia respondido.

Contra o 'comunismo' nas escolas

Em 2018, Inez Borges publicou um vídeo em que desenvolve a importância dos ensinamentos bíblicos na educação. Ela diz, logo no início do discurso, que as crianças estão sendo doutrinadas por princípios comunistas, "que não são da educação laica".

Mais adiante, critica o material didático adotado nas escolas. "Vi no livro dos meus netos a história dos quilombos." menciona. Segundo ela, o texto faz com que a "criança de 10 anos fique irada com todo mundo que tem propriedade (privada)".

Ela também se posiciona contra a Base Nacional Curricular Comum (BNCC, documento que estipula os conteúdos que devem ser ensinados nas escolas). "Há um plano de emburrecimento, um plano de domínio mundial por meio da educação. Base Nacional Curricular Comum é 'Base Internacional'. Mas ninguém quer falar disso. Mas a Igreja está vendo disso. Precisamos acordar", afirma.

Tal argumento é defendido por movimentos como o "Escola Sem Partido", que acusam a BNCC de ser "uma doutrinação de esquerda" das escolas.

Formação

Borges é doutora em ciências da religião (Universidade Metodista de São Paulo) e mestre em educação cristã (Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper). Em seu site, ela afirma que tem se dedicado a pesquisas nas áreas de educação e governo, a partir de "uma perspectiva que integra a visão bíblica, histórica, filosófica e política".

Segundo a página da nova assessora, ela foi professora da graduação e da pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie - mesma instituição de ensino onde o ministro Milton Ribeiro foi vice-reitor e reitor em exercício. Inez Borges lecionou disciplinas como psicologia da religião, aconselhamento bíblico, sociologia e história da educação.

Ela também ministra cursos de capacitação para educadores e dá palestras. Seu objetivo é mostrar como o sistema educacional está nos dirigindo a um processo de "emburrecimento global".

Vídeo

Abaixo, veja a reportagem exibida no dia da posse de Milton Ribeiro.

Reverendo Milton Ribeiro toma posse como ministro da Educação

Reverendo Milton Ribeiro toma posse como ministro da Educação

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!