Brasil

Às vésperas da pandemia, 40% dos cursos de enfermagem e 13% dos de medicina foram 'reprovados' no Enade 2019

Exame mede as habilidades adquiridas pelos estudantes ao longo da formação universitária
Médica é vacinada com a Sputnik V, primeira fórmula contra Covid-19 registrada na Rússia, na cidade de Tver, no Noroeste de Moscou, na última segunda-feira (12) Foto: TATYANA MAKEYEVA / REUTERS
Médica é vacinada com a Sputnik V, primeira fórmula contra Covid-19 registrada na Rússia, na cidade de Tver, no Noroeste de Moscou, na última segunda-feira (12) Foto: TATYANA MAKEYEVA / REUTERS

BRASÍLIA — Às vésperas da pandemia de covid-19, boa parte dos cursos de enfermagem e medicina do país foram "reprovados" no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados nesta terça-feira, 40% dos cursos de enfermagem do Brasil registraram notas 1 e 2 na avaliação, os conceitos mais baixos do Enade. No caso dos cursos de Medicina, 13,4% ficaram nesse patamar.  Cursos de Enfermagem e Medicina correspondem a cerca de 30% daqueles que tiveram a pontuação mais baixa no exame.

Enade: 80% das instituições com maior desempenho são públicas

O conceito Enade varia de 1 a 5 e a cada ano o Inep avalia cursos de determinadas áreas. Na última edição, as áreas avaliadas foram Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde; no bacharelado. E Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança; para cursos superiores de tecnologia.  O Enade mede as habilidades adquiridas pelos estudantes ao longo da formação universitária. A prova é composta por 40 questões, das quais dez são de Formação geral e 30 de conhecimento específico. No total, foram 8.368 cursos avaliados.

Considerando o desempenho dos cursos de enfermagem, apenas 3,62% dos 800 avaliados conseguiram alcançar o conceito 5 na prova. Nessa carreira, 16,3% ficaram com conceito 4; cerca de 38,7% com nota 3; outros 33,6% com média 2 e 6,75% com nota 1.

90 dias: A três meses de um Enem como nenhum outro, veja as novas formas de se preparar para a prova

Em Medicina, 12% dos 232 cursos obtiveram nota 5; além disso, 38,8% dos cursos alcançaram conceito 4; No conceito 3, foram 35,77%  do total; com nota 2, 7,75% do total ; e 5,6% com média 1.

De acordo com o Inep, 38.426 estudantes concluintes dos cursos de Enfermagem fizeram a prova. Em Medicina foram 20.690. Em 2019, o Enade avaliou, no total, mais de 390 mil estudantes. Em geral, os alunos de enfermagem pontuaram 39,41 pontos na prova. Já os de Medicina alcançaram, em média, 59,50 pontos.

Pesquisa: Brasil registra primeiro caso confirmado de gato com Covid-19

Além desses dois cursos, o Inep avaliou Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação,  Engenharia de Produção , Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química,  Farmácia, Fisioterapia,  Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição , Odontologia, e Zootecnia. Também foram submetidos ao teste estudantes dos cursos de Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Segurança no Trabalho.