NOTÍCIA

Blog

As tecnologias em atividades remotas e seus excessos

A educação escolar que chega nos lares revela uma corrida desenfreada pela gestão digital nas escolas, um desafio que necessita de ajustes

Publicado em 04/12/2020

por Redação revista Educação

tecnologias-aulas-remotas É preciso, em meio a essa dualidade de opinião, além do respeito, a consideração de que vivemos um momento de exceção e que outra luz se acende num futuro próximo (foto de August de Richelieu no Pexels)

Por Sergio Vale da Paixão*: Com a chegada da covid-19, no início de 2020, em busca dos melhores caminhos para que os conteúdos e atividades chegassem aos estudantes sem prejuízos, iniciou-se uma corrida desenfreada pelas gestões e educadores nas escolas de todo o Brasil. Em meio a essa corrida, encontrou-se, nas novas tecnologias, um foco de luz no fim do túnel. Foram essas ferramentas que deram conta — pelo menos até agora — de minimizar o distanciamento entre a escola, os professores e os estudantes, e que colaboraram para que o mínimo necessário chegasse até os lares brasileiros para cumprimento do calendário escolar e para o que fora preparado para o ano letivo.

Leia: Pandemia expõe as fragilidades do nosso sistema de avaliação

Essa novidade repentina na forma de se ensinar e aprender e que mobiliza o trabalho com as tecnologias para fins de ensino, mudou também as formas de as famílias reconhecerem o trabalho dos educadores. Pais e responsáveis, dentro desse novo contexto, passaram, pelo menos em partes, a cumprir o papel de acompanhantes dos trabalhos remotos dos filhos, assim, a atuação dos profissionais da educação e o das tecnologias, com suas demandas e excessos, passaram a ser ressignificadas por todos.

Relação com as tecnologias

No entanto, o atual cenário é convidativo a pensar a forma como as crianças e os adolescentes, os estudantes de modo geral, estão lidando com o uso de seus aparelhos eletrônicos, como celulares, notebooks, tablets, fones de ouvido e tantos outros disponíveis na atualidade, para estudar e para entreter ao mesmo tempo. E a discussão vai além!

Para os mais otimistas, os que acreditam no papel importante que cumprem as tecnologias, o contexto abre portas para um repensar a escola e as metodologias de trabalho para fins de ensino; aproximam os professores e os estudantes às novas formas de descobrir o mundo a partir de recursos disponíveis de forma gratuita e com facilidades de acesso, além de promover um maior engajamento dos envolvidos no processo de aprender trazendo leveza e criatividade.

Para os não tão otimistas assim, e observadores da forma como os estudantes estão se utilizando das tecnologias para fins de estudos nesses últimos meses, é preciso estar atento ao sinal que acende com a utilização em excesso, o relaxamento e o não comprometimento com horários e com materiais de estudo já que, sem a presença física do professor e sua autoridade — não autoritarismo — e a não presença dos pais em casa, pois trabalham fora, negligenciam um tempo precioso de estudos e se “distraem” com os olhos na tela, que oferece milhares de possibilidades.

Isso se faz necessário para que possamos encontrar, pelo menos no que diz respeito à escola, equilíbrio na utilização de tais ferramentas tecnológicas para fins de aprendizagem, aproximando-as às outras tecnologias, como o papel e a caneta, o giz e a lousa, que são tão importantes quanto as telas, foram aceitas pela educação e permanecem presentes até hoje.

Leia: 5 passos para identificar lacunas de aprendizagem causadas pela pandemia

tecnologias aulas remotas

É preciso, em meio a essa dualidade de opinião, além do respeito, a consideração de que vivemos um momento de exceção e que outra luz se acende num futuro próximo (foto de August de Richelieu no Pexels)

Transformações

Considerar que as atividades remotas e a educação a distância não foram pensadas para a educação básica em sua gênese, e que o uso das tecnologias da forma como estamos fazendo nos últimos meses se configura como uma excepcionalidade — apesar das inúmeras pesquisas que já profetizavam e incentivavam o letramento digital, o que colaborou muito para que aprendêssemos sua importância e necessidade para o dia a dia da escola — é visualizar um novo e importante momento para o ensino presencial, em breve.

Para todos os envolvidos na educação, sejam gestores, professores e familiares, emerge a necessidade de um esforço hercúleo para acompanhar de perto o que tem feito a garotada em casa, quando propostas as atividades escolares, e de, por meio de diálogos, mostrar a eles que o momento emergencial nos convida, e até nos obriga, a estarmos mais próximos e a utilizarmos das tecnologias a nosso favor, mas que ainda existe vida para além das telas. Aproximá-los dos livros físicos, das conversas produtivas e com temáticas importantes, do bate-papo olho no olho, do sentar à mesa longe das tecnologias e conversar, sentir, observar, viver…

Esse é um alerta a todos nós, pais e professores, que somos imigrantes digitais e fazemos uso das tecnologias, por vezes, diferente das crianças. É hora de tomarmos nossos lugares e, utilizando do diálogo (como já apontamos), evitarmos sequelas futuras na forma como interagem com os outros e não carregarmos a culpa de que poderíamos ter feito algo para evitar e não fizemos. Orientá-los para o bom uso, mostrar-lhes caminhos, contar-lhes nossas experiências… há formas de ajudar nossas crianças a fazerem uso consciente de seus celulares e aparelhos, de modo geral.

Leia: Para evitar o abre e fecha

Termos consciência de que o ano letivo de 2020 tem se configurado como um ano atípico para todos e acreditar que a escola em todas as suas orientações e ações tem se utilizado das teclas e telas com frequência para preencher lacunas trazidas pela pandemia da covid-19 e que tal cenário colabora significativamente para a construção de uma escola presencial mais atualizada e com propostas metodológicas criativas é já um grande passo para acreditar na escola do futuro.

Aos pais, cabe a observação e os cuidados com os excessos e dependências e até alienação das crianças diante das máquinas, das telas. Aos professores, cabe deixar um pouco de lado a grande quantidade de conteúdos listados, os números, as letras e os códigos, e criar ambientes e oportunidades com assuntos que promovam um pensar e refletir sobre si e sobre as coisas do mundo, promovendo a educação integral que favorece a formação emocional do sujeito que aprende a partir daquilo que é valor para ele.

E, ao que aqui propusemos, pensar o uso das tecnologias, algo que, nos últimos tempos, tem sido de valor para todos, nativos e imigrantes digitais, e que precisa ser problematizado sempre para que tenhamos dias melhores, hoje e amanhã.

Mais que sabermos reconhecer as regras e as propostas apontadas no currículo escolar, que tenhamos espaços suficientes, dentro ou fora das tecnologias, para colaborarmos com os estudantes com a finalidade deles aprenderem a sentir o mundo, e que encontrem a felicidade; infelizmente, assunto pouco explorado nas atividades remotas e presenciais dentro e fora da escola.

*Sergio Vale da Paixão é autor de livros sobre educação e tecnologias. Professor do IFPR de Jacarezinho. Doutor em psicologia (UNESP) e mestre em estudos da linguagem (UEL). Lançou em 2020 Inácio, larga esse celular!, (ed. Madrepérola), uma obra infantojuvenil sobre o uso excessivo do smartphone.

Leia também:

Para que serve a alfabetização midiática e informacional (AMI)

Por que precisamos de uma nova pedagogia para o nosso futuro pós-covid

Autor

Redação revista Educação


Leia Blog

educação pública_Damaris Silva

Histórias da educação pública que inspiram e transformam

+ Mais Informações
jovens-nem-nem_2

País precisa olhar para os jovens nem-nem

+ Mais Informações
Saude-mental_professores-em-2024

A jornada dos professores em 2024 começa pelos cuidados com a saúde...

+ Mais Informações
desinformação_Sayad

As cidades contra a desinformação

+ Mais Informações

Mapa do Site