Por Nathalia Bovi*, G1 Ribeirão Preto e Franca


O artista resolveu responder as mensagens, em vez de apagá-las para mostrar às alunas que alguém se importa com elas — Foto: Reprodução/Redes sociais

Frases de incentivo estão espalhadas pelas portas e paredes do banheiro feminino da Escola Estadual Maria Pia Silva Castro, em Franca (SP). Mais que um elemento visual, essa foi a forma encontrada por Samuel Freiria de responder, em uma iniciativa voluntária, mensagens de suicídio deixadas por estudantes no local.

Em um dos azulejos, onde alguém escreveu “se todo mundo desiste de mim, por que eu não posso?”, o artista visual de 46 anos respondeu: “porque você é especial para alguém”. Para a ideia de que “a conexão humana anda sem sinal”, ele sugeriu a solução: “Reinicie”.

Realizada no último domingo (22), no mês dedicado a campanhas de prevenção ao suicídio em todo o país pelo Setembro Amarelo, a ação deixou uma sensação de acolhimento entre as alunas, segundo a vice-diretora Jaqueline Vieira Donzeli.

“A gente teve um retorno muito positivo. Elas estão mais felizes e conversaram bastante com os professores. Também teve a questão da segurança que elas sentiram de vir e falar com a gente”, explicou.

Mensagens de suicídio

As mensagens depressivas na escola, que tem alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, preocuparam a vice-diretora Jaqueline Vieira Donzeli. Inicialmente ela queria que as frases fossem apagadas, mas decidiu chamar Samuel para fazer uma intervenção artística.

"Já tivemos um projeto de grafite na escola, que fez todo mundo e toda a fachada da escola com mais de 30 grafiteiros de um projeto voluntário. A gente entrou em contato com uma dessas pessoas que esteve presente nesse evento e ela nos indicou Samuel. Entramos em contato e ele se prontificou a vir", diz.

Quando viu ao banheiro, no último domingo (22), Samuel disse que ficou assustado com o teor das mensagens e notou que algumas delas não sairiam facilmente dos azulejos. O problema deu a ele a ideia de respondê-las em vez de apagá-las, para mostrar às meninas que alguém tinha lido as mensagens e se importava com elas.

“Uma das mensagens me deu esse insight. Estava escrito: ‘logo as tias apagam’. Isso me passou uma ideia de que não adianta. Eu falei: ‘não vou apagar, vou escrever uma resposta’. Respondi várias mensagens”, conta.

Além das mensagens escritas, Samuel quis deixar um espaço para que as estudantes continuassem se expressando. Por isso, a parte de dentro da porta do banheiro ficou livre.

“Eu coloquei um título em cada porta do lado de dentro e a deixei inteira para [as meninas] escreverem. A ideia é escrever. A parte de fora a gente usou para trabalhar mensagens”, disse.

O artista deixou um espaço para as alunas desabafarem quando não estiverem se sentindo bem — Foto: Reprodução/Redes sociais

De acordo com o artista, todo o trabalho durou quatro horas. O intuito era surpreender as estudantes ao retornarem às aulas no início da semana. A vice-diretora disse que se emocionou muito.

“O trabalho ficou lindo. A repercussão, a alegria e a emoção foi ver quando elas chegaram na segunda-feira e ficaram emocionadas. Foi bem legal, foi muito gratificante”, diz.

O trabalho também repercutiu nas redes sociais, com mensagens postadas pelas próprias alunas, testemunhando o impacto positivo deixado pelo trabalho de Samuel.

“Foi uma coisa muito despretensiosa. Até porque é considerado por muita gente uma bobagem, uma frescura. Depois que fiz isso e postei, fiquei impressionado com a quantidade de gente que mandou mensagem”, afirma o artista visual.

O artista escreveu mensagens motivadoras no lado de fora das portas do banheiro feminino — Foto: Reprodução/Redes sociais

*Sob supervisão de Rodolfo Tiengo

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!