10/04/2018

Aprovados no Encceja 2017 estão entre os estudantes com direito à isenção no Enem 2018

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos fora do país (Encceja) 2017 estão entre os estudantes com direito à gratuidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Para ter direito à isenção na taxa de inscrição, é necessário que o estudante tenha sido aprovado na modalidade do ensino médio e que tenha obtido proficiência que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no Exame. O pedido de isenção, que teve o prazo prorrogado, deve ser feito na Página do Enem 2018 até o próximo domingo, 15 de abril.

Esta é a primeira vez que os aprovados no Encceja têm direito à gratuidade na taxa de inscrição. Além deles, terão direito à gratuidade no Enem 2018: 

  • Concluintes do Ensino médio, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
  • Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013);
  • Quem declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um tutorial explicando o passo a passo para a solicitação da isenção da taxa.

Clique aqui para acessar o tutorial da solicitação de isenção. 

Assessoria de Comunicação Social - INEP (09.04.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×