Por Carlos Alberto Jr, G1 AP — Macapá


Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (30) — Foto: Carlos Alberto Jr/G1

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, data celebrada anualmente no dia 31 de maio, cerca de 180 estudantes de nove escolas da rede pública de ensino do Amapá participaram, nesta quarta-feira (30), de uma programação envolvendo palestras e atividades culturais alertando sobre os perigos do tabagismo.

A ação aconteceu no teatro do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Zona Central de Macapá e foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que também ficou responsável pelas palestras.

O restante das atividades da programação foram comandadas por estudantes, que produziram dramatizações teatrais, paródias musicais e um telejornal.

Para Assunção Rocha, técnica do Programa Estadual do Controle do Tabagismo, é importante envolver os jovens na ação, uma vez que eles devem ter atitude na hora de recusar o cigarro.

Assunção Rocha, técnica do programa estadual do controle do tabagismo — Foto: Carlos Alberto Jr/G1

"Infelizmente o cigarro é uma droga muito acessível aos jovens e muito atraente para alguns. Afinal, existe toda uma cultura que favorece a instigar a curiosidade deles. Por isso é importante eles também fazerem parte dessa ação", comentou.

A participação da escola é outro fator fundamental no trabalho de conscientização entre os jovens. Augusto de Sousa, professor de ciências da escola estadual Maria Ivone de Menezes, no bairro Perpétuo Socorro, Zona Leste da cidade, também trabalha em um projeto interno do colégio que alerta sobre os perigos do tabagismo. Na programação desta quarta-feira, a escola apresentou um cordel.

Augusto de Sousa, professor de ciências da escola Maria Ivone de Menezes — Foto: Carlos Alberto Jr/G1

"Em nossa escola trabalhamos durante todo o ano letivo com atividades lúdicas contra o tabagismo. A escola fica localizada em uma área periférica com alto índice de violência e de usuários de drogas. Por isso, enquanto educadores, acreditamos que informar e envolver os estudantes desde crianças em atividades assim, como na criação desse cordel, os afasta desse mundo", enfatizou Sousa.

Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

Também conhecido como "Dia Mundial Sem Tabaco" ou "Dia Contra o Cigarro", esta data tem o objetivo de alertar os fumadores sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2015, aponta que 18,9% dos adolescentes amapaenses já experimentaram pelo menos uma vez cigarro, número considerado preocupante para a Sesa.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o Tô Na Rede!

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1