Aprendizagem Profissional: um caminho para jovens trilharem carreiras sustentáveis

Com o devido acompanhamento empresa-escola, é possível explorar e desenvolver habilidades, além de consolidar os primeiros degraus da vida profissional

.

João Paulo Bezerra, que foi aluno do Programa Senac de Aprendizagem Masao Goto Filho/Estúdio Folha

Conseguir um emprego formal não é tarefa fácil e a situação se torna mais desafiadora para quem não tem experiência no mundo do trabalho. E foi nessa situação que João Paulo Bezerra, na época com 17 anos, se encontrava quando estava em busca do seu primeiro emprego, sem saber quais seriam suas habilidades profissionais ou qual realidade encontraria pela frente quando, de fato, começasse a trabalhar.

Ele conquistou sua primeira oportunidade em uma rede de farmácias e, contratado na condição de jovem aprendiz, foi direcionado ao Programa Senac de Aprendizagem. Foram 15 meses de dedicação à rotina entre trabalho e estudos e certas vezes abrindo mão da diversão, presente nessa fase da adolescência. "Iniciei minha busca por emprego por necessidade financeira, e assim que as primeiras portas se abriram, passei a compreender minhas potencialidades e que, por meio delas, outras poderiam se abrir também. Dessa forma, não ir a algumas festas para acordar cedo e ter outras responsabilidades, passou a ser uma aposta no meu futuro", lembra o ex-aluno, que agora com 23 anos, segue carreira na mesma empresa há 5 anos, atualmente como supervisor de loja.

Assim como o João Paulo de alguns anos atrás, os jovens fazem parte da parcela da população que mais tem sofrido para obter uma vaga no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 18% das pessoas de 18 a 24 anos estão desocupadas. Já segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua compilados pela Tendências Consultoria, esse número chega a 19,2% nesta mesma faixa etária.

Para conectar as empresas à juventude interessada em ingressar no mundo do trabalho, sobretudo aqueles e aquelas em situação de vulnerabilidade, existem iniciativas como o Programa Senac de Aprendizagem, que forma jovens aprendizes em diversas áreas profissionais e que conta atualmente com 21 títulos, sendo que 13 deles são cursos técnicos. "Acolher jovens aprendizes vai muito além de um cumprimento à legislação. É questão de responsabilidade social das empresas se atentar ao S da sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Governance), que traduzida significa "Ambiental, Social e Governança'' e e sobre a qual tanto se fala hoje. Pois é pelo Social que se estabelece ações de combate à pobreza, de diversidade, de direitos humanos, relações saudáveis com a comunidade e isso tudo tem a ver com a aposta em jovens trabalhadores", pontua a responsável pelo Programa Senac de Aprendizagem em São Paulo, Erleni Andrade Lima.

Em 10 anos, o Programa atendeu aproximadamente 66 mil empresas e mais de 390 mil jovens foram qualificados para o mercado de trabalho. Somente no ano passado, foram 35 mil estudantes atendidos em todo o estado de São Paulo.

Visando atrair ainda mais empresas interessadas em contratar e jovens que querem começar a trilhar suas carreiras, o Senac São Paulo assinou recentemente uma parceria com a ONG Gerando Falcões, com o objetivo de oferecer mais oportunidades de educação profissional gratuita a adolescentes em comunidades carentes de São Paulo. O convênio funciona da seguinte forma: a instituição indica os jovens cadastrados na plataforma de empregos da organização, a Conecta-trampo, para as empresas participantes do Programa Senac de Aprendizagem e trata de todo o relacionamento entre as partes até que o processo seletivo de cada candidato seja concluído. Para ter acesso às oportunidades é necessário que o jovem esteja inscrito em alguns dos projetos da Gerando Falcões. A meta estabelecida pela parceria é desafiadora e pretende beneficiar mais de 15 mil jovens no período de um ano.

Como funciona para o jovem?

Uma vez inscrito no Senac pela empresa que o contratou, o jovem passa a receber formação profissional totalmente gratuita, com o material didático incluso. As aulas são dinâmicas e, entre uma atividade e outra, existem simulações de situações do cotidiano corporativo, para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades e atuar de forma adequada na prática. "Foi neste período que percebi meu propósito de vida: cuidar de pessoas. Vejo que trilhei uma carreira em uma empresa que me proporciona crescimento e hoje comando um time de nove funcionários e funcionárias, incluindo aprendizes, para os quais sempre ressalto a importância de aproveitar ao máximo esse momento de aprendizado, que se pode levar para a vida inteira", analisa o ex-aluno e aprendiz do Senac, João Paulo Bezerra.

As oportunidades dentro do Programa Senac de Aprendizagem são voltadas a jovens de 14 a 24 anos incompletos contratados por alguma empresa na condição de jovem aprendiz. Não há limite máximo de idade se o candidato possuir algum tipo de deficiência. O acesso é gratuito para as empresas dos setores de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, contribuintes do Senac.

Organizações interessadas devem procurar uma unidade escolar com a qual desejam realizar a parceria. A jornada semanal do aprendiz durante o programa será dividida entre as aulas do curso e a prática na empresa, seguindo cronograma combinado entre empresa e Senac.

As inscrições para o Programa Senac de Aprendizagem estão abertas nas unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior.

Saiba mais em: https://www.sp.senac.br/jovem-aprendiz

Programa de gratuidade irá oferecer 180 mil bolsas

As oportunidades do Programa Senac de Aprendizagem estão alinhadas com o Programa Senac de Gratuidade da instituição, que tem como objetivo conceder até o final de 2023 mais de 180 mil bolsas de estudos 100% gratuitas para diversos cursos.

Para ter acesso a uma bolsa, o candidato ou candidata deve comprovar renda familiar mensal por pessoa de até dois salários-mínimos federais e fazer sua inscrição 20 dias antes do início do curso escolhido, sempre a partir do meio-dia, pelo site https://www.sp.senac.br/programa-senac-de-gratuidade. As inscrições são por ordem de chegada em uma fila de espera virtual.

.
Gustavo Souza, que fez o curso de Massoterapia no Senac - Arquivo pessoal

As vagas estarão disponíveis ao longo do ano entre as 63 unidades no Estado de São Paulo e contemplam cursos em diversas áreas do conhecimento e diferentes níveis de ensino.

As oportunidades de capacitações serão distribuídas nos cursos livres e técnicos, além do Ensino Médio Técnico e no Programa Senac de Aprendizagem – voltado à formação de jovens aprendizes. Nos últimos 10 anos mais de 1 milhão de estudantes já passaram pelo Senac São Paulo com bolsas de estudo integrais.

Um dos beneficiados pelo programa foi Gustavo Souza Zivkov, de 24 anos, que conseguiu uma bolsa integral para o curso de massoterapia. "Consegui a bolsa em um momento de muita vulnerabilidade. Acho que o grande diferencial do Senac não é só o conteúdo, mas também o fato de nos darem as ferramentas necessárias para entrarmos no mercado de trabalho. Eles também nos ensinam muito sobre empreendedorismo."