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Opinião

Aprendendo a ensinar

Afetividade é parte integrante do processo de construção do conhecimento

Muitas vezes, parte-se da premissa de que todos os docentes conhecem bem suas práticas e executam bem suas funções, desconsiderando que o sucesso depende da reflexão sobre quão contraditório é esse pensamento, uma vez que os resultados do Ideb expressam justamente que os modelos atuais necessitam ser revistos. Ensinar requer esforço permanente de retificação das nossas representações de como se aprende e de como se ensina e, para isso, conhecer bem toda a rede é fator preponderante. Para ter sucesso, não são necessárias iniciativas inovadoras mirabolantes ou altíssimos investimentos financeiros. É preciso que as metas deixem de ser traçadas em escritórios climatizados por quem sequer pisou numa sala de aula e passem a ser construídas no “chão da escola”, junto à comunidade escolar.

Em nossa educação, todas as ações são executadas em conjunto, da construção do currículo à análise das estatísticas de resultados das avaliações externas. Esse processo exige o acompanhamento pedagógico de cada docente. A partir dessa dinâmica, elaboram-se e aplicam-se avaliações periódicas que objetivam identificar se o aluno consolidou o conhecimento.

Os resultados de conselhos de classe e das avaliações externas são transportados para um sistema de gestão educacional com modelagem computacional, que permite o acompanhamento do comportamento das médias de turmas e de escolas. De forma gráfica, esse sistema dá à equipe pedagógica poderes de análise e tomada de decisão para elaborar planos de ação. O sistema de modelagem identifica os melhores rendimentos, que passam a servir como referência para as turmas com rendimento insuficiente. Após as interferências, o sistema também é capaz de demonstrar claramente os resultados positivos, que podem ser observados com as medidas de desvio-padrão e coeficiente de variação, comparando um período anterior ao atual. Todas as ações são discutidas amplamente com equipe pedagógica e corpo docente e, juntos, encontramos alternativas de curto, médio e longo prazos para aplicar em toda a rede.

Além do trabalho pedagógico que leva o professor à efetiva mediação, diversas outras iniciativas fazem parte da gestão, tais como formações para os professores em todo o ano letivo; projetos de valorização e disseminação de boas práticas de sala de aula; aulas de reforço e atividades extracurriculares como música, dança, Libras, jogos escolares, aulas de campo, noções de primeiros socorros. Promovemos a equidade ao garantirmos alimentação, transporte, material escolar, uniformes, recursos pedagógicos e outros materiais para permitir a todos os alunos acesso e permanência na escola.

O salto impressionante no Ideb de Natividade em 2019 — o maior do país — está diretamente ligado ao trabalho da Escola Creche Municipal João Rodrigues França, no distrito de Bom Jesus do Querendo. A turma avaliada pertencia à escola desde o berçário, o que confirma a hipótese de que a afetividade é parte integrante do processo de construção do conhecimento. Natividade, hoje reconhecida nacionalmente, é uma cidade pequena, onde todos se conhecem. Sabemos usar isso a nosso favor. Todos os integrantes da educação municipal participam da vida cotidiana do aluno, transcendendo na prática o sentido mais simples da palavra educar.

Paula Ferreira é secretária de Educação de Natividade (RJ), município que registrou o maior salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil em 2019