Educação

Por Ana Flávia Paula* e Marina Pinhoni, g1 SP — São Paulo


Escolas suspendem aulas por casos de covid

Escolas suspendem aulas por casos de covid

Uma escola estadual, em Santo André, no ABC Paulista, suspendeu as aulas presenciais e retomou o ensino remoto após um surto de Covid-19. As internações e mortes pela doença voltaram a subir no estado em maio (leia mais abaixo).

Segundo pais e alunos da Escola Estadual Educador Pedro Cia, ao menos quatro professores testaram positivo no domingo (15) e foram afastados. Na segunda-feira (16), testes foram realizados na escola e apontaram novas contaminações. Ao todo, 18 casos foram registrados entre alunos e professores na unidade, de acordo com pais e alunos.

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que notificou a Vigilância Epidemiológica Municipal e orientou as medidas a serem tomadas, dentre elas a suspensão das aulas presenciais até sexta-feira (20).

Outra escola em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, está com as atividades online desde a última quinta-feira (19). A EMEF Ângelo Rafael Pellegrino diz em comunicado publicado no site da instituição que a decisão foi tomada por causa do "aumento do número de casos de Covid-19 no corpo docente" (veja o comunicado abaixo). Ao todo, oito professores estão afastados.

Escola em São Caetano do Sul suspende aulas presenciais após aumento do número de casos de Covid-19 no corpo docente — Foto: Reprodução/TV Globo

Já na capital paulista, a EMEF Professor Enzo Antonio Silvestrin, no Jardim Pirituba, na Zona Norte, também suspendeu as aulas presenciais após registrar muitos casos de Covid nesta semana. A escola informou que as aulas devem continuar sendo aplicadas remotamente até a próxima segunda-feira (23).

De acordo com o Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 (Simed), em todo o mês de maio foram registrados, até o momento, 140 casos confirmados de Covid nas escolas de todo o estado. Onze instituições tiveram registros nesta semana, de domingo (15) a esta quinta (19). Na semana passada (de 8 a 14 de maio), foram 42.

O g1 questionou a Secretaria da Educação do Estado sobre quantas dessas unidades tiveram as aulas presenciais suspensas, mas a pasta disse que os casos são tratados individualmente pela Vigilância Sanitária e não apresentou o número.

Também não foi informado quantos casos precisam ser registrados para que a unidade seja fechada e e adotem o ensino remoto para todos.

EMEF Professor Enzo Antonio Silvestrin — Foto: Google/ Street View

Protocolos de Covid

Desde o dia 17 de março, o uso de máscaras nas escolas é opcional em todo estado. Com novo aumento de casos, algumas escolas particulares da capital já decidiram voltar a exigir o uso em ambientes fechados.

"O que a gente observa é que ainda não há uma justificativa para qualquer tipo de medida relacionada à alteração dos nossos protocolos. Então, a gente vem acompanhando a evolução desses casos e, inclusive, são casos que acontecem na sociedade, em todos os ambientes e a gente acompanha isso também dentro das escolas", disse Kate Abreu, secretária Executiva da comissão médica da Educação do Estado.

De acordo com os protocolos da Secretaria da Educação do Estado, se houver caso de estudante ou professor com suspeita (dois ou mais sintomas) ou confirmação para Covid-19, o protocolo a ser seguido é o de isolamento desta pessoa por sete dias. Se os sintomas persistirem, deve-se permanecer em isolamento até o 10º dia.

Já a Secretaria Municipal da Educação informou que a EMEF Professor Enzo Antonio Silvestrin continuará aberta para atendimento ao público e as aulas permanecerão de forma remota.

A pasta ainda disse que a equipe gestora permanece à disposição dos pais ou responsáveis pelos estudantes para quaisquer esclarecimentos.

"As áreas da Educação e Saúde fazem um trabalho conjunto visando o controle da transmissão da COVID-19 na comunidade escolar. A SMS monitora as unidades escolares e dá suporte técnico para investigação de casos junto às UBS e Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS)."

Aumento de mortes

A média diária de mortes por Covid-19 subiu para 47 no estado de São Paulo nesta quinta-feira (19). O valor é 135% maior do que o registrado há 14 dias, o que indica tendência de alta na pandemia segundo especialistas.

As novas internações pela doença também estão em alta no estado. Foram, em média, 240 pessoas internadas por dia na segunda-feira, aumento de 36% em relação a 14 dias.

Após dois meses seguidos de queda nas mortes, o estado voltou a registrar alta no indicador no início de maio. Nos dias seguintes, houve estabilidade nos registros. Desde a sexta-feira (13), no entanto, as mortes voltaram a ter tendência de alta.

*com supervisão de Cíntia Acayaba

VÍDEOS: Veja mais sobre SP e Região Metropolitana

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!