Por TV Bahia e g1 BA


Aulas da rede municipal serão retomadas na quarta-feira, em Salvador

Aulas da rede municipal serão retomadas na quarta-feira, em Salvador

Os professores da rede municipal de Salvador decidiram finalizar a greve iniciada há quase duas semanas, após aceitarem aumento salarial proposto pela prefeitura. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (31), na sede do Ginásio de Esportes dos Bancários e as aulas serão retomadas na quarta (1º).

Os trabalhadores pediam aumento de 33,24%, além de correções no auxílio-alimentação, avanço de níveis no plano de carreira, alteração na jornada de trabalho e convocação de novos professores concursados.

Foi concedido um reajuste de 11,37%, sendo um linear de 6% e mais duas progressões, a serem concedidas em junho e em agosto. Além disso, a categoria acatou um aumento de 10% no auxílio alimentação – que é válida para todos servidores municipais – e a garantia da mudança de nível para todos os professores que estão com processos em andamento.

Professores decidem encerrar greve após assembleia realizada em Salvador, nesta terça-feira — Foto: Divulgação/APLB

Dentre as pautas exigidas pelos trabalhadores, houve também acordo para a redução da jornada de trabalho para professores e coordenadores pedagógicos, além da retirada das faltas durante o período da greve.

Na sexta-feira (27), a Justiça havia determinado que a categoria encerrasse a greve e os professores retornassem imediatamente aos trabalhos. No entanto, a paralisação foi mantida e houve uma assembleia no mesmo dia, para definir os rumos da mobilização.

De acordo com a prefeitura, a decisão da Justiça avaliou que a greve era abusiva e tinha indícios de ilegalidade, por não informar, por exemplo, o percentual de adesão ao movimento.

Professores decidem encerrar greve após assembleia realizada em Salvador nesta terça-feira — Foto: Divulgação/APLB

Manifestação

Na quinta-feira (26), um dia antes da ordem judicial, os professores protestaram em frente à sede da Secretaria Municipal da Eduação (SMED). Na manifestação, eles reclamaram da falta de acordo em relação às reivindicações da categoria.

Com faixas e cartazes, além de vassouras e materiais de limpeza, o grupo fez uma lavagem simbólica nas imediações do prédio do órgão, no bairro de Ondina.

Professores protestam em frente à Secretaria Municipal da Educação em Salvador — Foto: Divulgação/APLB

Na ocasião, o secretário da Educação de Salvador, Marcelo Oliveira, disse que os professores da rede municipal já recebem salários acima do piso nacional. Já a APLB apresentou uma contraproposta com o índice de reajuste de 23% mais duas referências.

Segundo o secretário, a proposta da prefeitura, com reajuste de 6% e duas progressões de nível, foi um acordo construído ao longo destas negociações. As progressões são, na prática, promoções de forma incondicional dos professores sem avaliações de desempenho. Conforme o gestor, somando os benefícios, os educadores teriam reajuste final de 11,37%.

Ao todo, cerca de 163 mil alunos estão matriculados na rede pública de ensino de Salvador, nas 429 escolas da cidade. Cerca de 7.600 professores fazem parte do quadro.

Professores protestam em frente à Secretaria Municipal da Educação em Salvador — Foto: Divulgação/APLB

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Ouça 'Eu te explico' 🎙

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!