Por G1 PA — Belém


Keise se sentiu mal na sala de aula e foi levada para o hospital. Professora Sônia foi até o hospital concluir atividade. — Foto: Janaína Bragança de França/ Parfor UFPA

“Foi um susto pra todos nós”, conta a professora Sônia Maria Maia. Ela estava dando aula para alunos da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó, quando uma das alunas, grávida de 9 meses, começou a sentir as dores do parto na última terça-feira (6). As próprias colegas da estudante a levaram para o hospital, onde poucas horas depois deu à luz a uma menina.

A aluna é Keise Rocha, tem 30 anos e mora na localidade Bacuri, na zona rural de Cachoeira do Arari. Ela é professora da Educação Básica e faz o 5º semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da UFPA, voltado para capacitação de professores sem formação adequada.

Como as aulas do programa são intensivas, acontecem no período de recesso escolar, e cada disciplina dura só uma semana, Keise estava preocupada em não perder a disciplina. Ela assistiu aula durante o mês de janeiro e iniciou uma nova disciplina essa semana: “Bases biológicas do desenvolvimento humano”.

“A Keise estava na sala de aula e começou a sentir contrações. Falávamos justamente do assunto ligado ao parto, nascimento do bebê. Isso pode tê-la emocionado. Ela tava bem, entregou o parecer do médico, já estava agendada a cesariana”, afirma a professora Sônia, que mora em Belém.

Keise foi levada de carro pelas colegas para o Hospital Municipal de Cachoeira do Arari, onde fez um parto cesárea. Esse é o segundo filho da estudante, que passa bem, assim como a criança.

Para que a discente não perdesse a disciplina, no dia seguinte ao parto, com autorização médica, a professora Sônia foi até a maternidade orientar o trabalho que a mãe deveria fazer para obter nota.

“Como a universidade ampara as alunas que estão na fase de ter bebê, temos que nos prevenir como professores. A universidade tem atendimento domiciliar e hospitalar. Essa foi a primeira vez que vivi uma situação dessas. É uma linda menina!”, afirma Sônia Maia.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1