Por G1 São Carlos e Araraquara


Estudante reclama que foi obrigada a ir embora por estar com calça rasgada — Foto: Paulo Chiari/EPTV

A estudante Larissa Ariane de Souza, que na noite de terça-feira (15) foi impedida de assistir aula na Escola Estadual Alberto Alves Rollo por estar com uma calça rasgada, foi autorizada a entrar na unidade com a peça na quinta-feira (17).

A autorização para entrar com calças customizadas na escola de Américo Brasiliense (SP) é válida apenas para a jovem de 21 anos e a regra geral será rediscutida em uma reunião do Conselho Escolar marcada para a próxima semana.

"Por enquanto, somente eu poderei ir, até sair a nova reunião onde irão rever algumas regras. Acho que não deve ser uma exceção só para mim, tem várias outras pessoas que passaram pelo mesmo", disse.

Procurada, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou na manhã desta sexta-fera (18) que o uso de uniforme é definido por cada escola, em conjunto com a Associação de Pais e Mestres, formada pela direção da escola, professores, pais, alunos e comunidade.

Larissa Ariane de Souza foi impedida de assistir às aulas com calça rasgada — Foto: Arquivo Pessoal

Entenda o caso

Na terça, a jovem foi impedida de assistir às aulas por estar com uma calça rasgada. De acordo com a direção da instituição, a aluna não poderia usar o traje porque iria contra as regras do Conselho Escolar, que proibiu o uso de calças jeans customizadas, shorts e bermudas acima dos joelhos.

Larissa, que cursa o 3º ano do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), afirmou que desconhecia a proibição, pois sempre frequentou o local com peças customizadas, e que não tinha dinheiro para comprar novas roupas.

Ela publicou um vídeo nas redes sociais sobre o caso e, após a repercussão, foi autorizada a frequentar a escola com a peça.

Veja mais notícias no G1 São Carlos e Araraquara.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1