Brasil Brasília

Após falha na segurança, Inep elabora nova prova de certificação de jovens e adultos

Data de aplicação do Encceja, que certifica a conclusão de ensino fundamental e médio, está mantida para 25 de agosto
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Foto: Reprodução TV Globo
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Foto: Reprodução TV Globo

BRASÍLIA - Após a quebra de um protocolo de segurança do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos ( Encceja ), que fornece certificado de conclusão de ensino fundamental e médio, uma nova prova foi elaborada e já foi inclusive entregue à gráfica. Assim a data do exame está mantida para 25 de agosto, quando será aplicado em 611 municípios. Entre as novidades deste ano estão algumas medidas de segurança, como a verificação de todos os lanches para evitar que os participantes tentem esconder equipamentos eletrônicos.

Em 21 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação ( MEC ), informou que uma servidora esqueceu a senha que deveria ter memorizado para abrir o arquivo em DVD com a prova. Ela ligou para o Inep e seu superior pegou novamente o código, dentro de uma sala segura, um ambiente com rígido controle de acesso, e o repassou por telefone. O correto seria recomeçar todo o processo. A quebra no protocolo foi registrado pela área de segurança dos processos do Inep. Em razão disso, havia a possibilidade de a prova sequer aplicada este ano.

– Nós fizemos uma nova prova. Entregamos uma nova prova na gráfica. Então essa questão está assegurada. O cronograma está mantido – disse nesta terça-feira Alexandre Lopes, presidente Inep.Ele também anunciou algumas novidades no esquema de segurança este ano:

– Aquele participante que deixar o celular tocar no meio da aplicação, ele será eliminado. Alertem os participantes, porque tem celulares que, mesmo desligados, se tiverem, por exemplo, despertador, tocam mesmo com o aparelho desligado. Se tocar, ele será eliminado. Então é muito importante que as pessoas se atentem realmente para desligar seus aparelhos eletrônicos. Faremos também as revistas de todos os lanches durante a aplicação. Já tivemos tentativas de fraudes de pessoas tentando usar equipamentos eletrônicos misturados com lanches. Então será feita a verificação de lanches também. São as novidades

Este ano foram 2.973.375 inscritos, mais do que nas edições passadas. Houve, por exemplo, um crescimento de 75% em relação a 2018, quando 1.695.607 pessoas se inscreveram.

Em 2018, 36% dos inscritos foram aprovados e conseguiram obter o certificado. Em 2017, tinham sido 21%. O Encceja é composto de quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada, e uma redação. É preciso passar em todas elas para obter o certificado.

A maior parte dos inscritos que tentam obter o certificado de ensino médio está na faixa de 21 a 30 anos. Há ainda 19.410 inscritos com atendimentos específicos, como gestantes, lactantes e idosos, e 10.543 participantes que requerem atendimento especializado, caso, por exemplo, de deficientes.

No ensino fundamental, predominam os inscritos de 31 a 59 anos. Os inscritos com atendimentos específicos são 4.898, e os que necessitam de atendimento especializado são  5.012. Tanto nas provas do ensino médio como nas do ensino fundamental, as mulheres são maioria, e há mais pardos do que inscritos de outras cores.

A quebra no protocolo de segurança levou o Inep a afastar duas pessoas da elaboração do Encceja. Um, que não era servidor do MEC, foi afastado do cargo de comissão e está definitivamente afastado. Outro, que era servidor, continua na pasta, mas perdeu o cargo que ocupava.