Brasil Educação Enem e vestibular Enem e vestibular

Após denúncia de interferência política no Enem, ministros da Educação e da Justiça têm reunião esta tarde

Encontro acontece após presidente dizer que a prova está começando 'a ter a cara do governo'
As provas do Enem estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo
As provas do Enem estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro Foto: Fabio Rossi / Agência O Globo

BRASÍLIA — O ministro da Educação, Milton Ribeiro, se encontrará com o ministro da Justiça, Anderson Torres, na tarde desta terça-feira. A reunião dos ministros está marcada para as 15hs, no Ministério da Justiça e Segurança Pública. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, também estará presente no encontro. Danilo é acusado por ex-funcionários do instituto de "despreparo".

A reunião acontece após servidores do Inep denunciarem que o órgão sofre reiteradas interferências políticas , e que não são raros os casos de censura ao conteúdo das provas.

Saiba mais: Após fala de Bolsonaro, Comissão da Câmara quer convocar ministro da Educação por interferência política no Inep

Na semana passada, 37 funcionários do instituto pediram demissão de seus cargos com o relato de que tiveram que retirar questões de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por pressão da direção do órgão. No último domingo, parte desses funcionários relataram ao "Fantástico" situações de intimidação e acusam o presidente do Inep, Danilo Dupas, de despreparo.

Nessa segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as perguntas do Enem " começam agora a ter a cara do governo ".

Leia também: PF vai investigar denúncia de Contarato após ataque e exposição do filho do senador nas redes sociais

— O que eu considero muito também: começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem — afirmou Bolsonaro, após visita a Expo 2020, em Dubai, de acordo com o portal G1.