Por g1 RN


Prédio da Prefeitura de Natal, Palácio Felipe Camarão — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), vetou parcialmente o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que autorizou reajuste de 12,84% no salário dos professores da capital potiguar a partir de 2022. A medida do Poder Executivo foi publicada no Diário Oficial do Município.

A prefeitura havia mandado proposta de aumento salarial de 6,42%, porém uma emenda assinada por seis vereadores e aprovada pelos demais mudou o reajuste para 12,84% - com o acréscimo de mais 6,42% de forma gradual a partir do próximo mês de junho.

No mesmo dia da aprovação do projeto de lei, na última quarta-feira (29), os professores suspenderam a greve iniciada em 10 de dezembro, também por força de uma decisão judicial que determinou o retorno dos profissionais ao trabalho sob pena de aplicação de multa de R$ 20 mil por dia.

Na justificativa para o veto, o prefeito alegou que o artigo acrescentado pelos parlamentares "acaba por adentrar indevidamente nas competências exclusivas do Chefe do Poder Executivo Municipal" e viola o princípio da separação de poderes.

O prefeito ainda alegou que a medida provocaria aumento de despesa sem que haja estimativa de gastos e a indicação da fonte de custeio.

Dessa forma, o prefeito sancionou a lei, porém, apenas com o reajuste de 6,42% retroagindo os efeitos a janeiro de 2021. O aumento também é concedido aos profissionais aposentados.

Após aprovação, o veto deverá ser analisado pelos parlamentares municipais na retomada dos trabalhos legislativos em 2022.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!