Por Sílvio Túlio, G1 GO


Após 4 dias acampando na porta de escola, pais conseguem matricular os filhos em Luziânia

Após 4 dias acampando na porta de escola, pais conseguem matricular os filhos em Luziânia

Depois de quatro dias acampando na porta da Escola Municipal de Tempo Integral Laudimirio de Jesus Tormim, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, os pais de 80 crianças conseguiram matricular seus filhos. Essa foi a única forma que eles encontraram para conquistar a vaga no colégio, o único do município onde os alunos podem ficar durante o dia todo.

As matrículas foram feitas na segunda-feira (19). Quem se sacrificou pelos filhos, como a dona de casa Rosana de Leles, que dormiu em uma barraca, comemorou. "[Passamos] frio, uma chuvinha no domingo [18], de dia muito sol, mas deu certo. Conseguimos", afirmou.

As vagas mais concorridas, para o 1º ano, acabaram em pouco mais de 1h. Essas são as mais visadas, por se tratarem das únicas que aceitam novos estudantes. Quem vai cursar do 2º ao 5º ano tem preferência para permanecer na instituição.

Os primeiros pais chegaram ao local na última quinta-feira (15). O atendente Weberson de Oliveira também obteve uma vaga. Ele afirmou que teve de se desdobrar para permanecer em frente à instituição e acredita que se não fosse o esforço, o filho hoje não estaria matriculado.

"Saía para trabalhar, chegava do serviço e voltava para cá. Passei todos esses dias aqui na porta da escola. Se não fosse assim, não conseguiria essa vaga", pontua.

Praticamente só quem estava dormindo na fila conseguiu a vaga. Quem chegou somente no dia de efetivar a matrícula entrou para uma lista de espera e só conseguirá a vaga em caso de desistência de algum aluno.

A secretaria de Educação de Luziânia, Indiana Machado, já havia dito ao G1 que a escola é bastante procurada por ser a única a ofertar vagas em tempo integral, mas que pelo menos outras quatro escolas da região possuem vagas em aberto pela manhã ou à tarde.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Após 4 dias acampando na porta de escola, pais conseguem matricular os filhos em Luziânia — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1