31/03/2017 16h32 - Atualizado em 31/03/2017 16h32

Após 16 dias, greve de professores no RS é suspensa em assembleia

Categoria havia aprovado paralisação por tempo indeterminado.
Sindicato diz não ter dados consolidados sobre adesão à greve.

Do G1 RS

Em assembleia em Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (31), convocada pelo sindicato dos professores estaduais do Rio Grande do Sul, ficou definida a suspensão da greve da categoria após 16 dias de paralisação. Após a votação, professores saíram em caminhada pelo centro da cidade.

O Cpers disse não ter um levantamento consolidado sobre a adesão da greve pelo estado. Apesar do fim da paralisação, segundo a assessoria do sindicato, os educadores seguem em estado de greve. Ou seja, podem realizar eventuais mobilizações.

Entre as reivindicações da categoria está o cumprimento da lei do piso salarial nacional, o pagamento integral do 13º salário e reajuste de salário. Os educadores também são contra as reformas da previdência, trabalhista e do ensino médio.

Assim que foi deflagrada a greve, o governo comunicou que não haveria como atender às reivindicações, em função da crise financeira.

"O país enfrenta uma recessão econômica sem precedentes, o que impacta diretamente o Rio Grande do Sul, que atravessa a maior crise econômica de sua história. No entanto, o Governo do Estado pagou o completivo do piso do magistério referente ao período de 2015 a 2017, impactando R$ 200 milhões/ano nos cofres públicos. Isso para que nenhum professor tivesse remuneração inferior ao piso nacional", dizia um trecho da nota do governo.

 

 

tópicos:
Shopping
    busca de produtoscompare preços de