Por G1 PA

Estudar de forma descontraída é a busca de muitos alunos, principalmente aqueles que estão próximos a concluir o Ensino Médio, onde a pressão por um alto desempenho e a conquista de uma vaga nas melhores universidades do país é uma constante.

Pensando em ajudar esses estudantes o Portal G1 lançou, no ano passado, o aplicativo G1 Enem. A ideia é que o aluno possa estudar de forma descontraída, através de um jogo. O primeiro passo para usá-lo é criar um usuário, após o download, o que pode ser feito através de seu perfil no Facebook.

App se divide por áreas do conhecimento com opção de desafiar outro usuário — Foto: Globo.com

Logo em seguida, o estudante passa a ter acesso às funções do aplicativo. Os conteúdos são divididos em categorias de acordo com as áreas do conhecimento avaliadas no Exame: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática. Antes de jogar você pode assistir a vídeos que dão boas dicas sobre as diferentes disciplinas.

Os jogos são compostos de seis perguntas em cada rodada, que o aluno precisa responder antes que o tempo se acabe, selecionando a alternativa correta. O jogo permite três modos, o de jogar sozinho, contra um amigo ou contra um jogador aleatório.

Outro aplicativo que auxilia bastante, mas dessa vez para acompanhar as fases do Exame, é o app do “Enem 2017” do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A plataforma do exame deste ano tem novidades em relação a usada em 2016. Agora, há uma seção de notícias e o acesso é liberado ao público.

Assim, pais, professores, jornalistas e quem mais interessar pelo assunto, pode acompanhar as áreas que não exigem login do participante, aqueles que farão o Enem e tem número de inscrição. Outra novidade é a liberação dos espelhos de redação.

O aplicativo, além de ser mais uma forma de contato entre o Inep e o participante, auxilia na organização e cumprimento de prazos relacionados ao Enem. Antes do período de provas, por exemplo, podem ser visualizados dados da situação da inscrição, cronograma, locais de provas e o cartão de confirmação. Após os testes, o aplicativo fornece o gabarito, o resultado individual e o espelho da redação.

Procedimentos

A função Alerta permite ao usuário selecionar sobre quais informações quer ser notificado quando ocorrerem atualizações no cronograma. Também é possível fazer uma checagem das ações concluídas durante as etapas do exame, facilitando o acompanhamento de pendências.

No mural de avisos, o participante pode acessar comunicados oficiais do Inep. Demais dúvidas poderão ser solucionadas na seção “Perguntas frequentes”, sempre disponível.

Para garantir a segurança na utilização da ferramenta, a recomendação é baixar o app direto da loja de aplicativos do seu celular (Google Play e App Store) e confirmar se o nome do desenvolvedor é o Inep. No ano passado, o aplicativo Enem teve quase 3 milhões de downloads, tornando-se o número um na categoria educação.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1