Aplicativo usa inteligência artificial para ajudar o aluno a aprender - PORVIR
Crédito: Divulgação

Inovações em Educação

Aplicativo usa inteligência artificial para ajudar o aluno a aprender

Plataforma BRÖ funciona como um agente pessoal que relembra tarefas e auxilia no estabelecimento de metas de estudo

por Marina Lopes ilustração relógio 29 de junho de 2018

Diferente do tom futurista que apontavam os livros ou filmes de ficção científica, a inteligência artificial já começa a fazer parte do cotidiano de empresas, hospitais e até mesmo escolas. Para mostrar como essa tecnologia também pode mudar a forma de ensinar e aprender, a Conexia, braço de soluções educacionais do Grupo SEB, lançou a plataforma BRÖ, que funciona como um assistente pessoal para interagir com os alunos, relembrar tarefas e organizar metas de estudo.

Como um complemento ao conteúdo aprendido em sala de aula, o aplicativo tenta personalizar e humanizar a contato com os alunos. Por meio de um sistema inteligente, acionado pelo comando de voz ‘Hey, BRÖ’, o dispositivo não apenas interpreta e responde questionamentos, como também faz perguntas e oferece sugestões, que se aprimoram à medida que as interações aumentam.

Leia mais:
– Um robô quer ser seu amigo no Facebook para falar do Enem
– São Paulo cria plataforma e robô no Facebook para cardápio escolar
– Com inteligência artificial, museus querem se aproximar do visitante
– Inteligência artificial na educação: não ignore, faça bom uso!

De acordo com Reginaldo Gotardo, diretor de Inteligência Artificial da Conexia, a ferramenta pretende ir além dos conhecidos chatbot, programas de computador que simulam a linguagem humana em uma conversa. “Para um atendimento [esse recurso] é relativamente tranquilo, mas um chatbot educacional teria que ser muito dinâmico.”

A ferramenta surgiu após a equipe desenvolver uma série de estudos sobre inteligência artificial e suas aplicações na educação. Inicialmente, os pesquisadores constataram que grande parte das iniciativas ainda era focadas em aprendizagem adaptativo, muito ligadas a sistemas de personalização. Depois de visitar startups e grandes empresas no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), eles começaram a pensar na criação de um agente inteligente educacional.

“BRÖ é esse agente que a ajuda o aluno a estudar, organizar suas tarefas, sua rotina e procurar conteúdos”, define Reginaldo. Ele também menciona que a inteligência da plataforma está conectada com os conteúdos dos sistemas de ensino do Grupo SEB, incluindo Pueri Domus, AZ e Múltiplo.

Disponível nas versões desktop e móvel, a ferramenta também permite gerar relatório para as escolas, que podem acompanhar as interações dos alunos com o BRÖ.

Por enquanto, a ferramenta está sendo testada em escolas do grupo. Na segunda fase, ela também deve ser implantada em outras instituições.


TAGS

inteligência artificial, personalização, tecnologia

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

1 Comentário
Mais antigos
Mais recentes Mais votados
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
1
0
É a sua vez de comentar!x