Por Colégio Uirapuru

Dentro da escola, a tecnologia pode auxiliar não só no aprendizado de alunos, mas também nos processos de comunicação entre escola e famílias. Para que esta comunicação se torne ainda mais efetiva, está disponível, desde o segundo semestre de 2016, o APP Uirapuru.

Para que os pais do Colégio Uirapuru tenham acesso ao APP, basta baixar gratuitamente o aplicativo na Apple Store - para quem utiliza o sistema IOS, ou no Google Play - para quem utiliza Android. Hoje já são 788 dispositivos ativos, uma grande parcela de pais e responsáveis já aderiu e utiliza com frequência o APP Uirapuru.

Aplicativo do Colégio Uirapuru está disponível para IOS e Android — Foto: Divulgação

O aplicativo do Colégio Uirapuru tem basicamente duas finalidades: chat e envio de comunicados pelo Colégio. Com o chat é possível que pais enviem mensagens instantâneas diretamente para Coordenação, Secretaria, Tesouraria e Tecnologia da Informação.

"O objetivo é que o aplicativo seja um canal de comunicação eficiente. Para isso, cada comunicado enviado pelo Colégio possui uma classificação de urgência. Caso os pais não visualizem comunicados relevantes dentro do intervalo estipulado, automaticamente lhe é enviado um email com um link para visualização na internet. Com relação ao retorno do chat, os pais receberão as respostas o mais breve possível, sempre de acordo com a disponibilidade de quem é solicitado” explica o analista desenvolvedor Rafael de França Neves, da empresa responsável pela Tecnologia do Colégio Uirapuru.

Pais recebem os comunicados do colégio instantaneamente com o APP Uirapuru — Foto: Divulgação

Para o diretor Arthur Fonseca Filho é importante que o Uirapuru esteja sempre atento ao que há de melhor em comunicação.

"Partimos da premissa que comunicação nunca é demais. É importante utilizarmos a tecnologia ao nosso favor para que o trabalho do Colégio e as solicitações dos pais estejam em constante movimento. O envio de mensagens instantâneas diretamente a setores específicos fez com que a comunicação chegasse efetivamente a quem precisa ser comunicado e, dessa maneira, a solução de alguns problemas se tornou mais ágil e inteligente", explica Arthur.

A coordenadora Maura Bolfer fala sobre as novidades do APP para 2018.

"O APP Uirapuru é a mais 'nova' ferramenta de comunicação do Colégio. Estamos cuidando com muito carinho para que ele seja um aliado dos pais na participação da vida escolar de seus filhos. Para o ano que vem estão previstas algumas novidades: Intranet e Agenda do Berçário integradas, e outra novidade será a comunicação de chegada dos pais. Com ela, será possível que os pais avisem quando estiverem chegando ao Colégio para buscarem seus filhos. Isso promove ganho de tempo na saída, que geralmente é bastante movimentada. É importante ressaltar, que mesmo avisando sobre a chegada, nenhum aluno sairá da escola sem que o responsável esteja presente fisicamente no portão de saída. Tenho certeza que o APP Uirapuru está em sintonia com a revolução da comunicação no mundo digital em que vivemos. Acredito até, que em breve, ele substituirá os Cadernos de Recados", ressalta Maura Bolfer.

Agenda do Berçário também pode ser acessada no APP Uirapuru — Foto: Divulgação

Colégio Uirapuru
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1