Por G1 SE


Exames sendo aplicados — Foto: Seduc/Divulgação

As aplicações de exames para as certificações dos níveis fundamental e médio estão sendo retomadas, gradativamente, pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). As avaliações estavam suspensas desde março do ano passado por causa da pandemia do novo coronavírus.

O exame de certificação é uma avaliação voluntária e gratuita, destinada às pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade curricular apropriada. Para ter direito à participação no exame, o candidato precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização da prova para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio, além de ter sido aprovado recentemente no vestibular, concurso público ou ter realizado a última prova do Encceja e ter ficado com pendência.

Inscrições

As inscrições devem ser efetuadas presencialmente, das 7h às 13h, na Divisão de Exames Supletivos, localizada na sede da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, na rua Gutemberg Chagas, 169, no Bairro Inácio Barbosa, em Aracaju.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos: Declaração que comprove aprovação no vestibular, concurso público ou convocação para assumir vaga de trabalho, com data de no mínimo 30 dias e originais dos documentos de identificação (RG, CNH e CPF). No caso do aluno que tiver pendência no último Encceja, apresentar, além dos documentos de identificação, o boletim informando participação e notas.

Os candidatos inscritos e que participarão da prova nesse momento de pandemia deverão comparecer ao local, dia e horário indicados no comprovante de inscrição, respeitando as normas de segurança contra a Covid-19, a exemplo do uso de máscara. A apresentação de documento oficial com foto também é uma exigência para a participação no processo.

Os conteúdos programáticos para as provas dos exames supletivos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio estão disponíveis no link.

VÍDEOS: os mais assistidos do G1 SE nos últimos 7 dias

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você