06/08/2018

Aplicação do Encceja 2018 é finalizada e gabaritos saem até 17 de agosto

As provas da edição de 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terminaram às 20h30 (horário de Brasília) deste domingo, 5 de agosto, em todas as Unidades da Federação. No turno vespertino, que começou às 15h30, os participantes responderam questões de História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, para o Ensino Fundamental; e de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, para o Ensino Médio. Durante a tarde os participantes também fizeram as redações com os temas: "Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira”, no Fundamental, e “Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador", no Médio. Pela manhã, das 9h às 13h, as provas foram de Ciências Naturais e Matemática, para o Ensino Fundamental; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, para o Ensino Médio.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará nesta segunda-feira, 6, em seu portal, um balanço da edição com o percentual de presentes e abstenções. O participante que não compareceu para a prova de todas as áreas do conhecimento nas quais se inscreveu e desejar fazer o Encceja 2019 deverá justificar sua ausência na inscrição do próximo ano. Para isso deverá anexar atestado médico, documento judicial, certidão pública ou boletim de ocorrência que comprove e justifique a ausência na aplicação deste domingo. Não será aceita declaração emitida pelo próprio participante, pais ou responsáveis. Caso o participante não justifique a ausência, deverá ressarcir ao Inep o custo do Exame, que será divulgado em 2019, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O Encceja é um Exame gratuito, integralmente custeado pelo Governo Federal. A medida, inédita, visa conter o desperdício do dinheiro público.

Gabarito e resultados – Até 17 de agosto o Inep divulgará o gabarito das provas do Encceja, também em seu portal. O resultado individual será divulgado a partir de outubro, na Página do Participante. Para obter o certificado é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, o participante deve ainda ter nota igual ou superior a cinco pontos na Redação.

Após a divulgação dos resultados, o participante que obtiver a nota mínima em alguma das áreas de conhecimento deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia indicado na inscrição para solicitar sua declaração parcial de proficiência ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, caso comprove proficiência nas quatro áreas. O Encceja possibilita a emissão desses dois tipos de documentos certificadores.

Edição 2018 – A aplicação das provas terminou sem maiores ocorrências. Para atender a uma determinação judicial, o Inep teve que incluir um participante na véspera do Exame. Dessa forma, o Encceja 2018 passou a ter 1.695.608 participantes inscritos, sendo 356.326 com o objetivo de conquistar o certificado do Ensino Fundamental; e 1.339.282 em busca do certificado do Ensino Médio.

Reforçando sua Política de Acessibilidade, o Inep aplicou o Encceja dentro do Pronto Socorro Infantil da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na capital paulista para o participante Lucas Gabriel Barbosa dos Santos que está hospitalizado desde que nasceu, há 19 anos. Ele é portador da Doença de Pompe, um distúrbio neuromuscular hereditário e raro que causa fraqueza muscular progressiva e pode acometer pessoas de todas as idades.  A aplicação em classe hospitalar não está prevista no edital do Encceja e foi uma decisão da Comissão de Demandas da Autarquia, que avalia casos de participantes que precisam de algum recurso diferenciado para que lhes seja garantido o direito à educação. Houve também aplicação domiciliar, no município de Governador Valadares (MG).

Assessoria de Comunicação Social - INEP(05.08.2018)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×