Brasil Educação Sociedade

Apenas 35,6% das escolas de ensino fundamental têm internet para alunos, aponta Censo Escolar

Dados do Inep colhidos antes da pandemia de Covid-19 indicam que mesmo a rede privada não escapou de índices insatisfatórios
Apenas 35,6% das escolas de ensino fundamental no Brasil têm internet para os alunos, segundo Censo Escolar do Inep Foto:
Carlos Ivan
/
Agência O Globo
Apenas 35,6% das escolas de ensino fundamental no Brasil têm internet para os alunos, segundo Censo Escolar do Inep Foto: Carlos Ivan / Agência O Globo

BRASÍLIA — Apenas 35,6% das escolas de ensino fundamental no país têm internet para os alunos . Computadores portáteis só estão presentes em 29,9% das unidades e apenas 11% contam com tablets disponíveis para eles. No ensino médio, há internet para os alunos em 66,7% dos colégios, 41,5% têm laptops e 18,8%, tablets. Os dados são do Censo Escolar da Educação Básica 2020 e foram divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Relembre : Maioria dos alunos que moram em favelas ficou sem estudar na pandemia, mostra pesquisa

As informações foram coletadas em março do ano passado, antes da interrupção das aulas por causa da pandemia da Covid-19.Os números mostram o tamanho do desafio do país em relação ao ensino remoto, que teve de ser adotado no ano passado, e que deverá ser ainda usado, por meio de sistemas híbridos, ao longo de 2021.

Até mesmo a rede privada tem dados insatisfatórios de recursos tecnológicos aplicados à educação. Somente 49,6% das escolas particulares do ensino fundamental dispõem de internet para os alunos. A rede estadual tem índice superior, de 61,3%.

Alerta : Nova cepa do coronavírus surgida em Manaus pode tomar país em um mês, estima cientista

Informações do Inep apontam que a disponibilidade de internet é pior nas escolas do Acre, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará e Amapá.

Os dados apontam uma grande variação de escolas com internet (não necessariamente disponível aos alunos): são 47,5% no Nordeste apenas, já no Sul o índice chega a 96,8% e no Centro-Oeste, a 96,6%.