Por John Pacheco, G1 AP — Macapá


Anuário avalia os últimos anos do ensino fundamental e ensino médio — Foto: Divulgação

Mesmo com aumento de 0,4 pontos percentuais em dois anos, o Amapá ainda está com o pior desempenho do país no aprendizado adequado de matemática entre os estudantes do 3º ano do ensino médio. Números do movimento Todos pela Educação mostram que apenas 2,8% dos alunos nessa série estão aprendendo tudo o que deveriam aprender.

Os dados integram o Anuário Brasileiro da Educação 2019, que analisou dados de 2017 do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A média nacional ficou em 9,1%, quase três vezes maior que a do Amapá.

O aprendizado em matemática no ensino médio é o menor indicador do estado no anuário, que avalia estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental. Apesar de taxas menores que as médias do país, o Amapá teve aumento em todas as séries analisadas entre 2015 e 2017.

Ensino fundamental anos iniciais (5º ano)

Língua Portuguesa

  • 2015: 31%
  • 2017: 35,6%

Matemática

  • 2015: 17,8%
  • 2017: 21%

Ensino fundamental anos iniciais (9º ano)

Língua Portuguesa

  • 2015: 17,2%
  • 2017: 21,5%

Matemática

  • 2015: 5,5%
  • 2017: 6,8%

Ensino médio (3ª série)

Língua Portuguesa

  • 2015: 16,8%
  • 2017: 17%

Matemática

  • 2015: 2,3%
  • 2017: 2,8%

O que é aprendizado adequado?

Para medir se um aluno aprendeu ou não o que se esperava dele até aquele ano, o Todos pela Educação usa, como referência, o nível médio de alguns países que servem de modelo para o sistema educacional do Brasil.

Em 2006, o movimento reuniu especialistas para desenvolver um método de comparação entre os resultados do Brasil no Saeb com o resultado médio dos países que participam do Pisa, o Programa de Avaliação Internacional dos Estudantes, aplicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No ensino médio, o desempenho médio dos países no Pisa equivalem, no Saeb, às notas 300 em língua portuguesa e 350 em matemática.

"Consideramos que os estudantes têm aprendizado adequado quando atingem ou superam os níveis correspondentes ao seu ano nas avaliações do Saeb", diz o relatório.

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