Por Magno Wendel e Joalline Nascimento, TV Asa Branca e G1 Caruaru


'ABTV Vai à Escola' traz dicas sobre o Enem

'ABTV Vai à Escola' traz dicas sobre o Enem

Maria Macário de Melo tem 62 anos e está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Residente em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ela sonha em ter o curso de direito como quarta graduação no Ensino Superior, e afirma que a vontade de adquirir conhecimento continua a mesma de quando era jovem.

"A gente nunca deve parar. E, quando pensarmos em parar, devemos nos renovar. Renovando o conhecimento, você se sente mais jovem, mais integrada na sociedade", ressaltou a idosa.

Quando acompanha a neta até a escola onde a adolescente cursa o 3º ano do Ensino Médio, a idosa aproveita para estudar na biblioteca da instituição de ensino. Sozinha com os livros, Maria se sente à vontade e tenta se manter atualizada sobre os assuntos que vão cair no Enem.

Na colégio onde a neta estuda, a aposentada se tornou inspiração para os jovens. "É muito importante ela estar aqui, nesse ambiente, para mostrar a essa juventude que não existe momento para parar. Sempre é tempo de estudar e aprender", enfatizou o coordenador pedagógico Renato Santos.

Idosa estuda na biblioteca de um colégio particular de Caruaru — Foto: Reprodução/TV Asa Branca

A idosa diz que com os livros, o tempo passa e ela nem percebe. Estudar sempre foi uma diversão para a aposentada. As fotos e os diplomas que colecionou durante os anos revelam a personalidade de alguém movido por paixão pelo saber.

Maria Macário é natural de Lajedo, também no Agreste, e depois de terminar o magistério, se graduou em história, pedagogia e jornalismo, além de uma pós-graduação em gestão escolar. Na maior parte da vida profissional, a idosa se dedicou às salas de aula.

Mária Macário se formando em uma das três graduações — Foto: Reprodução/TV Asa Branca

O desejo de conquistar sempre mais foi o que a ajudou a superar os momentos difíceis pelos quais passou. Há quatro meses, o marido de Maria faleceu. Mas, mesmo abalada, continuou estudando. "Eu fiquei muito triste, mas todos disseram que eu tinha que continuar minha vida. Foi quando eu pensei em recomeçar meu estudos", destacou.

"Agora eu quero ser advogada. Quero continuar na ativa. Os anos estão passando, mas quero continuar sempre com o espírito jovem. Nunca é tarde para recomeçar. Quando você recomeça, é aprendizado. A vida é um aprendizado", completou.

A idosa conversa com os jovens do colégio onde a neta estuda — Foto: Reprodução/TV Asa Branca

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1