Educação
PUBLICIDADE

Por Pâmela Dias — Rio de Janeiro

Após a extinção do Programa de Escolas Cívico-Militares (Pecim) pelo Ministério da Educação, os estados começaram a se posicionar sobre a continuidade ou não do modelo escolar criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Até o momento, levantamento feito pelo GLOBO apontou que, além do Distrito Federal, 13 estados pretendem manter ou readequar o programa. Outros oito informaram não ter aderido ao Pecim.

Entre os que vão manter ou reestruturar o programa estão Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Amapá, Tocantins, Acre, Paraná e Minas Gerais.

Em nota, a Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc) informou que está estudando o formato que adotará. Em um primeiro momento, as unidades de ensino seguirão com o seu funcionamento conforme o Pecim, visto que todos os servidores do Tocantins são pagos pela gestão estadual e as orientações pedagógicas são desde sempre direcionadas pela pasta.

Já a Secretaria da Educação de São Paulo informou que pretende “viabilizar um novo programa de escolas cívico-militares no estado”. As medidas legais e operacionais do projeto estão em desenvolvimento pelas respectivas áreas técnicas do governo.

No Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) e o prefeito Eduardo Paes (PSD) afirmaram na manhã desta quinta-feira que vão manter as escolas cívico-militares. Nas redes sociais, Castro disse que a previsão é de que o modelo seja ampliado no estado.

“Vamos manter essas escolas já existentes. Nossa estratégia é ainda ampliá-las, já que elas se enquadram como escolas vocacionais e estão no escopo do novo ensino médio. Vamos em frente!”, disse Castro.

O estado de Santa Catarina também vai manter o modelo do programa nas nove unidades estaduais e, segundo o governador Jorginho Mello, haverá melhorias a partir de 2024.

“Nós sabemos do desejo das famílias catarinenses e dos estudantes em continuar com esse modelo por conta da qualidade da educação aliada à disciplina. Por isso, vamos continuar com nossas escolas nesse modelo e estamos estudando diversas melhorias”, declarou o governador Jorginho Mello ao G1, sem citar a possibilidade de aumentar o número de unidades.

Oito estados não tinham escolas do Pecim

Alagoas, Bahia, Pará, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte são os estados que afirmaram não ter aderido ao Pecim e, portanto, não serão afetados pela decisão do MEC. Já o estado de Goiás teve convênio com o governo federal até o final de 2022 e depois já assumiu as escolas em seu modelo.

Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Sergipe e Roraima não se posicionaram até a publicação desta reportagem.

Entenda o Pecim

Criado em 2019, o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares começou a ser implementado em 2020 em 51 escolas, mas em 2021 e 2022 que teve sua expansão, atingindo 216 unidades, o que aumentou exponencialmente os valores empenhados pelo governo. Mesmo assim, em seu auge o programa atendia apenas 0,1% das escolas públicas brasileiras.

A decisão do encerramento do programa foi informada através de um ofício enviado a secretários estaduais de todo o país esta semana, datado da última segunda-feira.

O formato estabelecia uma cooperação entre MEC e Ministério da Defesa para dar apoio às escolas que optassem pelo novo modelo, bem como na preparação das equipes civis e militares que atuariam nessas instituições.

Mais recente Próxima 'Aporofobia' e investimentos que 'debocham': entenda os motivos que levaram o MEC a acabar com as escolas cívico-militares
Mais do Globo

A pessoa com o problema não chega ao colapso, mas vive uma exaustão depressiva crônica

Burn on: conheça a nova síndrome, prima do burn out

Meia saiu aos 25 minutos do segundo tempo na derrota para o Botafogo

Arrascaeta será reavaliado amanhã no Centro de Treinamento após sentir no clássico

O cantor, de 51 anos, realizava tratamento contra câncer inguinal, considerado raro, e estava sob supervisão médica em UTI de hospital. O artista morreu na última sexta-feira

'Era um pilar do samba e do pagode', diz Mumuzinho sobre Anderson Leonardo, do Molejo, em velório

Manifestantes cobraram justiça pela falha que ocasionou a morte do cão

Tutores e cães entram no Aeroporto Santos Dumont em ato por Joca

Com ingressos esgotados, Víkingur Ólafsson encerra passagem por São Paulo neste domingo, com sua leitura muito pessoal das 'Variações Goldberg'

'Não dá para imaginar como Bach tocava suas próprias peças', diz  astro islandês do piano

Grupo foi surpreendido com o animal, considerado o maior peixe do mundo, enquanto fazia o revezamento em uma prova no mar

Nadadoras encontram tubarão-baleia em travessia do Leme ao Pontal; veja o vídeo

A gravação foi realizada em fevereiro do ano passado. Durante o velório de Anderson Leonardo, que morreu em decorrência de um câncer na última sexta-feira, Andrezinho falou sobre o trabalho, ainda sem data de lançamento

Novo projeto do Molejo teve participação de artistas como Xande de Pilares, Dudu Nobre e Thiaguinho

Venezuelano se destacou com gol e assistência, e o alvinegro chegou a quatro vitórias seguidas com Artur Jorge

Botafogo faz segundo tempo fatal e vence Flamengo no Maracanã, com gols de Luiz Henrique e Savarino

Fenômeno não deixou feridos; segundo Defesa Civil, tempestade causou danos materias na rede elétrica de São Martinho da Serra

Vídeo mostra passagem de tornado no interior do Rio Grande do Sul; assista