Por g1 AM


Katia Schweickardt foi nomeada para assumir a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). — Foto: Divulgação

Katia Schweickardt, antiga secretária de Educação de Manaus, foi nomeada para assumir a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito pelo O ministro da Educação, Camilo Santana, nesta sexta-feira (6), junto com os demais novos membros do segundo escalão do ministério.

Ela irá atuar na formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Segundo Camilo, o foco é "fortalecer a educação básica no Brasil".

Schweickardt é doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e graduada em Economia pela UFRJ e em Ciências Sociais pela UFAM.

Em sua carreira profissional, Schweickardt foi servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), já atuou como coordenadora-geral do Centro Estadual de Unidade de Conservação do estado do Amazonas.

Ela também foi secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus e secretária municipal de Educação de Manaus, além de professora do Departamento de Ciências Sociais da UFAM.

Em 2020, ela foi agraciada com o prêmio ‘Espírito Público’, destaque na categoria educação, pela sua trajetória na área de educação de Manaus.

Confira os nomes confirmados pelo ministro:

  1. Izolda Cela - Secretária-executiva
  2. Fernanda Pacobahyba - Presidente do FNDE
  3. Katia Schweickardt - Secretária da Educação Básica
  4. Denise Carvalho - Secretária da Educação Superior
  5. Helena Sampaio - Secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior
  6. Getúlio Marques - Secretário de Educação Profissional e Tecnológica
  7. Zara Figueiredo - Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão
  8. Maurício Holanda - Secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino
  9. Mercedes Bustamante - Presidente da Capes
  10. Márcia Ângela - Presidente da Fundação Nabuco
  11. Manuel Palácios - Presidente do Inep

Vídeos mais assistidos do Amazonas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!