Por Colégio Equipe


Atenção aos sinais de ansiedade é fundamental para um bom desempenho — Foto: Divulgação

A ansiedade surge como um sentimento bastante comum na vida dos estudantes que estão se preparando para as provas do vestibular, como o ENEM. Isso acontece, porque esse é um momento de muitas mudanças e incertezas, e a ideia de começar uma nova fase na educação traz consigo um mix de expectativas e desafios, que, naturalmente, desencadeiam respostas emocionais.

O esforço persistente durante o Ensino Médio e a busca por um futuro acadêmico instigam a mente a se questionar sobre o desconhecido, gerando uma ansiedade que, quando gerenciada com equilíbrio, pode servir como impulso motivacional para uma preparação mais aprofundada e para enfrentar os obstáculos com determinação.

A ansiedade, quando vivenciada em proporções moderadas, pode ser vista como uma força impulsionadora benéfica para estudantes. Ao enfrentar o desafio do vestibular, esse sentimento desencadeia um aumento de alerta e foco, preparando o corpo e a mente para lidar com a complexidade das provas e exames. A liberação de neurotransmissores durante momentos de pressão sutil é um mecanismo biológico que contribui para a atenção intensificada e o engajamento mental, permitindo que os estudantes estejam mais aptos a abordar as questões com a mente aguçada e com confiança, mesmo em situações de avaliação extensa e desafiadora, como é o caso da prova do ENEM.

No entanto, grande parte da ansiedade surge da tentativa de controlar um futuro que na realidade, é incerto. Quando se trata do vestibular, as preocupações podem girar em torno do gerenciamento do tempo, do medo de esquecer um tópico durante a prova ou da pressão, tanto interna quanto externa, de escolher o curso certo e ser admitido na universidade desejada.

Práticas para aliviar a ansiedade

Nesse contexto, uma abordagem valiosa é concentrar-se no presente. Isso coloca o candidato mais perto de alcançar seus objetivos.

Para atenuar essas sensações, técnicas como meditação e exercícios de respiração são eficazes. Atualmente, há diversos aplicativos disponíveis que ensinam essas práticas que proporcionam maior tranquilidade.

Adicionalmente, adotar hábitos saudáveis é fundamental. Manter uma dieta equilibrada, praticar exercícios físicos, cuidar de si mesmo, reservar momentos de lazer - tudo isso contribui para a saúde mental e física.

Quando a ansiedade passa a inspirar cuidados?

O problema se dá quando essas preocupações, medos e nervosismos ultrapassam limites saudáveis, impactando a vida cotidiana, além, é claro, da saúde mental e física do estudante. Alguns sinais de ansiedade que demandam atenção:

  • Estresse crônico;
  • Dificuldade em dormir ou excesso de sono;
  • Dores de cabeça recorrentes;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Problemas de concentração;
  • Medo extremo;
  • Sensação de falta de ar.

Nesse ponto, é crucial estar atento e buscar atendimento profissional especializado, como ajuda psicológica ou, em alguns casos, suporte psiquiátrico. A ansiedade excessiva prejudica não somente o desempenho no ENEM, mas também afeta as relações interpessoais, autoestima e até a confiança na capacidade de conquistar a tão desejada vaga na universidade.

Além do suporte profissional, é crucial que amigos, familiares, professores e pessoas próximas estejam atentos aos sinais e ofereçam auxílio durante esse período desafiador.

A dica central é que o estudante se prepare da melhor forma possível, sem negligenciar sua saúde integral. Veja mais orientações para mandar bem no ENEM!

Colégio Equipe

Mais lidas

Mais do G1

Relacionar tema a diferentes campos do conhecimento ajuda a se aproximar da nota 1000

Além do Livro Didático: usando seu repertório sociocultural na redação do ENEM

Planejamento e conhecimento das regras garantem dia de prova com maior tranquilidade

Pode ou não pode? Dicas para um ENEM sem imprevistos

Smartphones podem ser ótimos aliados do aprendizado. Aprenda como usar com responsabilidade!

Celular: conhecimento ao alcance dos dedos ou vilão dos estudos?

Confira dicas para elaborar um cronograma de estudos adaptado à sua rotina

Rotina de estudos personalizada ajuda estudantes na preparação para o ENEM

Os limites entre a ansiedade construtiva e a preocupação debilitante no cenário dos estudos

Ansiedade Pré-ENEM: estresse ou alerta?

Confira dicas para escolher local adequado e produtivo para mandar bem na prova

Ambiente de estudos pode ter impacto em desempenho de estudantes no ENEM

Cronogramas auxiliam estudantes a trabalharem os conteúdos e se prepararem melhor

Como montar uma rotina de estudos para o ENEM?
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!