Rio

Ano letivo na rede estadual do Rio começa em 4 de fevereiro. Aulas presenciais voltam em março para 70 mil alunos

Secretarias de Saúde e Educação farão reunião nesta sexta-feira para definir os detalhes do retorno; estudantes em situação de vulnerabilidade social serão os primeiros a voltar à escola
Secretário de Estado de Educação Comte Bittencourt e governador Cláudio Castro realizaram uma live nesta quinta-feira Foto: Reprodução
Secretário de Estado de Educação Comte Bittencourt e governador Cláudio Castro realizaram uma live nesta quinta-feira Foto: Reprodução

RIO - O governo do estado anunciou, no início da noite desta quinta-feira, dia 14, que as aulas presenciais da rede estadual retornarão em março para 70 mil alunos em situação de vulnerabilidade social. A volta às escolas será cerca de um mês após o início do ano letivo, marcado para 4 de fevereiro. O número de estudantes que estarão nas salas de aula nesse primeiro momento representa 10% dos alunos da rede.

De acordo com o governador em exercício, Cláudio Castro, e com o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt — que realizaram uma live sobre investimentos da rede estadual de educação — o motivo para o retorno apenas para este grupo é que os alunos mais pobres foram, justamente, os que mais foram prejudicados com os dez meses de quarentena escolar por conta da pandemia de Covid-19.

O secretário disse que, nesta sexta-feira, a pasta fará uma reunião com a Secretaria estadual de Saúde para definir os detalhes deste retorno às atividades.

Covid-19: Com 200 mortes confirmadas por Covid-19, Rio registra nono dia de alta da média móvel

— Não é uma decisão fácil e há uma preocupação com a curva pandêmica, mas a escola estará mais preparada estruturalmente. Nós teremos reuniões de equipe para receber individualmente os alunos e vamos dar alimentação nas unidades. Nesse processo de fechamento, eles ficaram à margem da educação porque eles não têm dispositivos (smartphones ou tablets para a educação à distância). Chegar a eles foi quase impossível em alguns territórios da região metropolitana — explicou Comte.

Para este retorno, que será híbrido, o governo do estado também estuda fazer um horário alternativo para que os alunos não peguem o transporte público no pico, com horário estipulado do meio da manhã até o meio da tarde.

— Os alunos que ficaram com déficit de conteúdo também terão atividades extras remotas e presenciais para que possam recuperar o que perderam em 2020 — informou Cláudio Castro.

Vacinação no Rio: Governador não vai priorizar capital na distribuição

Sobre a evasão escolar, o que era uma grande preocupação do processo matrícula para este ano, o governador disse que houve mais de 500 mil renovações de matrícula, o que seria um percentual maior do que dos últimos cinco anos, com mais de 100 mil novos alunos.

— São 70 mil alunos a mais do que em 2019, o que mostra a vontade do nosso aluno de estudar — disse o governador.

— Agora nós vamos atrás de cada um que não foi fazer a sua. Vamos sondar essas famílias para ver que tipo de apoio essas famílias precisam — disse Comte.

Secretário critica realização do Enem no próximo domingo

Antes da conversa, o secretário de educação criticou o fato de a realização do Enem ter sido marcada para o próximo domingo.

— Essa prova deveria ter sido repensada. Agora, tem a questão concreta da vacina que o senhor (Castro) colocou, e o bom senso aponta para uma revisão na data dessa prova.

Reajuste no auxílio-alimentação dos professores, concurso e modernização das escolas

O governador também informou que um edital de concurso para professores será lançado em março, com 500 vagas imediatas para o segundo semestre, e mais 3.500 para o cadastro de reserva, tudo obedecendo ao novo regime de recuperação fiscal em que se encontra o Estado. Além disso, os docentes terão reajuste de 40% no auxílio-alimentação, de acordo com a carga horária, o que, de acordo com o governo do Estado, estava sem reajuste desde 2011.

— Sabemos que há um déficit salarial enorme e esta é a maneira de a gente ir ajustando isso mesmo sendo muito pouco, porque o professor merece. Provavelmente em abril já estará na conta do servidor — prometeu o governador.

'Pode afetar o retorno escolar': Especialistas criticam novas medidas de Paes para a pandemia

O governo do Estado também prometeu que todos os computadores da rede estadual de ensino serão renovados, e que a conexão wi-fi das escolas passará de 1 mega de velocidade  de conexão por unidade para que cada unidade tenha de 20 a 100 mega. De acordo com Castro, o orçamento para isso, que será de R$ 4 milhões por ano, sairá do gasto com a Educação que não pôde ser realizado em 2019:

— Por conta da pandemia, nós acabamos não gastando todo dinheiro que a constituição manda em Educação. Por isso, nos propusemos a gastar, em dois anos, e ter um grande investimento na infraestrutura e dar as reformas que há muito tempo não tinha. O mundo mudou, a questão do EaD será uma realidade mesmo coma vacina durante um bom tempo, e nós temos uma carência muito grande na conectividade. Já estamos trabalhando em plataformas para smarthphones e tablets que vão diminuir a distância e recuperar esse déficit que tivemos ao longo de 2020.