Por RPC Curitiba


Número de pessoas analfabetas cresce no Paraná

Número de pessoas analfabetas cresce no Paraná

O analfabetismo aumento 13% no Paraná entre os anos de 2016 e 2018, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta semana. O número de pessoas que não sabem ler nem escrever subiu de 405.510 para 454.491 pessoas.

Conforme a pesquisa, o estado é o que teve o maior aumento do país, em número absolutos. No Paraná, mais de 450 mil pessoas com mais de 15 anos são analfabetas.

O estado tem mais mulheres do que homens analfabetos, de acordo com o IBGE. São 272 mil mulheres e 183 mil homens que não sabem ler nem escrever.

Já o número de pessoas negras ou pardas (232 mil) analfabetas é maior que as brancas (218 mil).

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seed), existe a necessidade de atuar em duas frentes para combater o analfabetismo: na prevenção e no resgate dos jovens e adultos que deixaram a escola.

O número de pessoas que não sabem ler nem escrever subiu de 405.510 para 454.491 pessoas no Paraná, de 2016 para 2018 — Foto: RPC/Reprodução

A opção para que tem mais de 15 anos e não sabe ler nem escrever é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem aulas oferecidas pelos municípios.

O estado também oferece ensino para quem tem o fundamental e quer terminar o ensino médio. Há também o Sesc, que faz parcerias com empresas e tem bolsas de graça para quem trabalha no comércio ou para pessoas que já estudaram em escola pública no mínimo até a quinta série.

O oficial de manutenção Antônio Cardoso, de 51 anos, tinha abandonado a escola na sétima séria, mas voltou a estudar há dois meses.

"Tem que estudar, se formar e se capacitar. Todos nós somos capazes, independentemente de idade", afirma.

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!