Por Adneison Severiano, G1 AM


Enem, usado no Sisu, Prouni e Fies, é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. — Foto: Reprodução/RBS TV

O Amazonas tem 2.662 vagas de financiamentos em cursos em instituições de ensino superior por meio da principal modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes interessados em disputar as vagas devem se inscrever até quinta-feira (14).

Segundo o Ministério da Educação, no Brasil são ofertadas 100 mil vagas, sendo 2.662 no Amazonas do Fies 2019/1(modalidade juros zero). As cidades, os números de cursos e instituições privadas participantes no estado não foram divulgados pelo MEC.

As regras do Fies foram alteradas em dezembro do ano passado e entram em vigor nesta primeira edição de 2019. O novo Fies está dividido em duas modalidades, possibilitando juros zero em uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. Na primeira modalidade, o novo Fies oferta vagas com juros zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O aluno financiado na principal modalidade começa a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam.

A outra modalidade de financiamento, denominada P-Fies, é destinada aos estudantes com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos. Ela funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e com os recursos dos Bancos privados participantes. A quantidade de vagas disponibilizadas na segunda modalidade não foi divulgada. O MEC justificou que limite de contratações na modalidade P-FieS é de responsabilidade das instituições parceiras participantes do programa.

Quem pode Fies e no P-FieS?

Pode se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para se inscrever para as modalidades Fies e P-Fies, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Já para concorrer, exclusivamente, para a modalidade P-Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de três a cinco salários mínimos.

As inscrições do processo seletivo do Fies e do P-Fies devem ser realizadas até 23h59 de 14 de fevereiro, observado o horário oficial de Brasília. Veja as estapas da inscrição:

  1. Para se inscrever no processo seletivo do Fies e do P–Fies, o interessado deve acessar o Sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, no site do programa e clicar em "Minha Inscrição"
  2. Em seguida, deve clicar em "Primeiro Acesso";
  3. O estudante deve informar CPF e data de nascimento. Havendo registro de participação no Enem e da nota mínima (450 pontos de média das notas nas provas e nota superior a 0 na redação), o sistema pedirá o cadastro de uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e–mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro;
  4. Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e–mail registrado um link para ativação. Caso não receba o link em sua caixa de entrada principal, é importante que verifique a caixa de spam do seu e–mail e no lixo eletrônico;
  5. Após a ativação, o candidato deve retornar ao FiesSeleção, clicar sobre a opção "Já sou cadastrado", e informar o CPF e a senha cadastrada;
  6. Além dos dados pessoais, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas;
  7. Para concluir a inscrição, o candidato terá que selecionar um grupo de preferência e escolha até três opções de curso dentre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, de acordo com o seu perfil e interesse.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?